Os estudantes de 20 escolas municipais, estaduais e particulares de Camaçari participam, nesta sexta-feira (16), das atividades práticas do projeto Bahia Território Esportivo, que chegou ao Município na última segunda-feira (12). O projeto reúne alunos de todas as idades com intuito de despertar o interesse pela prática esportiva nas diversas modalidades que integram os jogos Olímpicos. Desde quarta-feira (14) até às 17h desta sexta-feira, e sábado, das 9h às 12h, a Arena Esportiva está aberta a toda comunidade.
Em Camaçari, a arena foi montada na praça da Simpatia e reúne no mesmo local esporte e lazer, com um mine museu com a história das olimpíadas, e espaços para práticas esportivas com instrutores das modalidades de luta olímpica, judô, badminton, atletismo, basquete, handebol, boxe e tênis de mesa, além de paradesporto.
A estudante da Escola Municipal Monteiro Lobato, Lara Maia, 9 anos, estava muito feliz por conhecer a história das Olimpíadas. Ela contou que ama praticar todos os esportes e que adorou a iniciativa. “Eu quero sempre praticar esportes. É o que amo fazer”, disse a moradora do bairro Dos 46.
Os estudantes que visitaram a Arena Esportiva na manhã desta sexta-feira ficaram encantados com as apresentações especiais de ginástica rítmica da Cidade do Saber e da Orquestra Sinfônica de Camaçari, a qual executou os hinos do Estado da Bahia e o Nacional. O projeto disponibiliza ônibus para que os alunos possam participar da Arena.
Quem também esteve no local na manhã desta sexta-feira foi o prefeito Ademar Delgado. Ele destacou que o projeto é muito importante e que os estudantes de Camaçari são privilegiados por terem a oportunidade de conhecer a iniciativa e participar da atividade que une educação e esporte.
O diretor-presidente da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Elias Dourado, comentou que foi primordial a articulação dos governos Municipal e Federal para a chegada do projeto esportivo em Camaçari. “Agradeço ao prefeito Ademar Delgado pela parceria e pelo acolhimento do governo municipal, por meio da Sedel”, declarou ao observar que “os estudantes de Camaçari estão de parabéns pela participação nas atividades”.
Além das atividades na Arena Esportiva, a ação incluiu palestras nas unidades de ensino sobre a história das olimpíadas, símbolos olímpicos, modalidades e atletas.
O projeto é realizado em Camaçari com o apoio das secretarias do Esporte e Lazer, da Cultura e de Educação. O Bahia Território Esportivo é desenvolvido pelo Ministério do Esporte e pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Sudesb, e executado por meio da empresa Marketing Consulting Sports (MCS).
O prefeito esteve acompanhado do diretor-presidente da Sudesb, Elias Dourado, o deputado Federal Daniel Almeida, o vereador de Salvador, Everaldo Augusto (PCdoB), os secretários do Esporte e Lazer, Manoel Alves, da Cultura, Patricia Lima, da Saúde Washington Couto, da Mulher, Suzana de Lima, além do subsecretário de Relações Institucionais, Fábio Matos.