Pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade social serão beneficiadas com a 3ª edição do projeto Café com Conversa. A ação de saúde e cidadania acontece terça-feira (10/02), das 8h30 às 12h, na área do estacionamento do Centro Comercial, e visa conter o avanço da tuberculose e da hanseníase.
Durante a iniciativa serão oferecidos serviços como aferição de pressão arterial, teste rápido para sífilis e HIV/AIDS, teste tuberculínico (PPD) para detecção da bactéria causadora da tuberculose e baciloscopia de escarro, para as pessoas que apresentarem tosse persistente. Também serão realizadas escovação e avaliação dentária e médica
Ainda terá atendimento para captação de dados das pessoas que não possuem RG e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde). A população em situação de rua participará também de atividades recreativas, como roda de conversa e pintura de desenhos.
Os pacientes que tiverem alguma enfermidade detectada serão encaminhados para tratamento na unidade de saúde mais adequada. Se necessário, o morador será vacinado contra tétano, hepatite B e febre amarela.
Participarão da ação enfermeiros, assistentes sociais, médico, odontólogos, auxiliares de consultório dentário, educadores sociais, agentes comunitários de saúde e agentes sociais, estes últimos, responsáveis por realizar a abordagem da população.
O projeto Café com Conversa é uma ação da Sesau (Secretaria da Saúde) em parceria com a Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) e com apoio da Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos).

Sesau promove ação para população de rua -