Projeto beneficia população

Iwwa Agência
Publicado 11/09/2012 06:09:43

Camaçari conta com mais um importante serviço na rede de saúde, o Bem Cuidar. O projeto de atendimento domiciliar foi lançado nesta terça-feira (11/09) com as presenças do prefeito Luiz Caetano e do secretário estadual da Saúde, Jorge Solla. 

Na ocasião, o secretário apresentou o projeto da Maternidade do Município. A cerimônia aconteceu no HGC (Hospital Geral de Camaçari).

Camaçari é o 15° Município do Estado a implantar o Bem Cuidar. A iniciativa do governo federal, em parceria com a Fundação Estatal da Saúde da Família e a Sesab (Secretaria da Saúde da Bahia), já efetuou a transferência do primeiro paciente do Município da unidade médica para a residência. 

Em Camaçari, o projeto conta com duas equipes compostas por dois médicos, dois fisioterapeutas, duas enfermeiras, um assistente administrativo, um assistente social, três técnicos de enfermagem, um nutricionista, um fonoaudiólogo e dois motoristas.

Entusiasmado, Caetano ressaltou a importância do atendimento médico que será prestado pela equipe de atendimento domiciliar. “Através desta iniciativa 60 pacientes do Município poderão contar com assistência médica completa no conforto do lar”, disse.

Segundo o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, o projeto proporciona a reintegração do paciente ao núcleo familiar, além de contribuir com o desenvolvimento da assistência humanizada, através da aproximação da equipe de saúde com a família.

O Bem Cuidar tem como objetivo substituir ou complementar o internamento hospitalar, além de oferecer ao paciente a oportunidade de ter o apoio, o carinho da família e o conforto e a comodidade do lar durante o tratamento.

O presidente da Fundação Estatal da Saúde da Família, Carlos Trindade, destacou que a implantação do projeto em Camaçari representa um passo a diante na humanização do atendimento médico oferecido no Município.

MATERNIDADE

O projeto de construção da Maternidade de Camaçari também foi muito comemorado. O novo equipamento terá mais de 10 mil metros quadrados de área construída, disponibilizando um total de 150 leitos de internamento, sendo 20 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, 20 de UTI Adulto, 20 leitos com suítes direcionados aos procedimentos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-Parto) e 90 leitos para atendimento em geral da maternidade.

De acordo com a diretora geral do HGC, Dorilda Vasconcelos, a expectativa é de que as obras do novo equipamento iniciem até o final do ano. “O espaço será construído na área da frente da unidade hospitalar e contará com cinco pavimentos”, informou.

Estiveram presentes na cerimônia os secretários do Governo, Francisco Franco, da Saúde, Vital Sampaio, da Educação, Luiz Valter de Lima, da Cultura, Vital Vasconcelos, do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca, João Ramalho, do Desenvolvimento Social, Jailce Andrade, da Administração, Ednalva Santana, a superintendente do Trânsito e Transporte, Beatriz Liebanas, e da deputada Estadual Luiza Maia (PT). 

 

Slideshow | 7 fotos

Projeto beneficia população

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 23 de outubro de 2021

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Camaçari é avaliada como gestão de excelência pela Firjan

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Prefeito visita Trevo da Cascalheira neste sábado (23)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.