A comunidade de Machadinho recebeu, nesta quarta-feira (01/06), o projeto Cras (Centro de Referência em Assistência Social) Itinerante, da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) de Camaçari. A ação, realizada na Associação de Moradores da localidade, beneficiou cerca de 300 pessoas.
Criado no intuito de atender as comunidades mais distantes, o projeto Cras Itinerante oferece diversos serviços sócio-assistenciais, entre eles acompanhamento das famílias cadastradas no Cras através de atividades sócio-educativas, consultas e atualizações cadastrais do programa Bolsa Família, orientações jurídicas, emissão de carteiras de identidade (RG) e avaliação social.
Moradora da localidade de Machadinho, Elia de Jesus aproveitou a ação para tirar a segunda via da carteira de identidade gratuitamente. “Este projeto trouxe muitos benefícios para a nossa comunidade”.
A equipe da Sesau (Secretaria da Saúde) também integrou a ação, através dos serviços de aferição de pressão arterial, vacinação contra a gripe e orientações sobre as formas de combate ao mosquito da dengue. A Secult (Secretaria da Cultura) participou do projeto com a realização de atividades lúdicas e pintura facial.
De acordo com a coordenadora da Proteção Básica Social do Município, Lílian Lira, o projeto Cras Itinerante vai atender outras localidades até o final do ano.
A Segov (Secretaria do Governo), Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos), 12º Batalhão da Polícia Militar e as ouvidorias da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Superintendência de Trânsito e Transporte (STT) também apoiaram o Cras Itinerante de Machadinho, que contou com as presenças do secretário da Administração, Ademar Delgado, do secretário interino da Sedes, Antonio Sousa, e do coordenador do Cajuc (Centro de Assistência Judiciária e Cidadania), Augusto de Paula.

CRAS atendeu cerca de 300 pessoas em Machadinho -