Projeto avança em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 12/01/2011 05:01:25

As ações do projeto Consultório de Rua avançam em Camaçari. A previsão é iniciar o segundo campo de atuação no próximo mês, em outro local. Desde dezembro do ano passado, a equipe atua no estacionamento do Mercado Municipal.

O objetivo da ação é oferecer cuidados em saúde à população em situação de rua e atender, prioritariamente, crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.  

Segundo a coordenadora do projeto, Alba Borges, inicialmente, a equipe observa o local para construir uma relação de confiança com as pessoas em situação de rua. Em seguida, após a definição do campo de atuação, são realizados encontros semanais, individuais ou em grupos, para prestar atendimentos na área de saúde.

A coordenadora esclareceu ainda que “o projeto não tira pessoas da rua e sim oferece cuidados em saúde, viabiliza a inclusão social do indivíduo e encaminha para médicos e outros serviços sociais”. 

O Consultório de Rua é formado por um grupo multiprofissional composto por assistente social, educador social, psicólogo, sociólogo, terapeuta ocupacional, enfermeira, técnico de enfermagem, redutor de danos e motorista. Em fevereiro, está prevista a chegada de um médico para a equipe.

O projeto é uma iniciativa do Programa Ações Integradas de Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), da Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas da Ufba (Cetad).

A Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) é responsável pela execução do projeto em Camaçari.    

Foto: Agnaldo Silva

A equipe do Consultório de Rua é multiprofissional -

Mais Notícias

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domingo (5/12)

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domi...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.