Há três semanas os moradores do bairro Santa Maria estão sendo beneficiados com o projeto Feira Itinerante, ação promovida pela Prefeitura, que leva os agricultores rurais até a comunidade. No bairro, a feira acontece na área de convivência dos residenciais Parque das Algarobas I, II e III, construídos pelo programa Minha Casa, Minha Vida.
Realizada às sextas-feiras, a Feira Itinerante fomenta uma cadeia de benefícios, uma vez que garante mais comodidade para os moradores, além do lucro e escoamento da produção do agricultor familiar. No local, 25 expositores comercializam produtos como hortifruti granjeiro, carne, peixe, cereais, material de higiene e limpeza e artesanatos.
Para o autônomo Ademir de Azevedo, 38 anos, morador do bairro há mais de 30 anos, poder atuar na feira do bairro é muito gratificante. “Gosto de vender aqui, pois além de ser uma forma de aumentar a renda familiar é uma oportunidade de socializar com a vizinhança e ampliar a rede de contatos para o meu trabalho”, disse o vendedor que comercializa produtos cultivados na horta da vizinha.
As feiras itinerantes são realizadas todas as semanas em diversos pontos do Município, das 6h às 12h. Às quintas-feiras, o projeto acontece no estacionamento da Prefeitura, no Centro Administrativo. Às sextas-feiras, além do bairro Santa Maria, a estrutura é levada para a Gleba C.
Aos sábados, a feira segue para o bairro Gleba E e para a localidade de Jauá e para o distrito de Vila de Abrantes. Aos domingos é a vez do empreendimento Caminho do Mar 2, na Estrada da Cetrel, Arembepe e os bairros Phoc II e Parque Verde II, receberem a Feira Itinerante. No domingo, acontece novamente em Arembepe e nos bairros Jardim Limoeiro e Inocoop.
Promovida por meio da parceria entre a Sesp (Secretaria dos Serviços Públicos) e a Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca) e tem por objetivo fomentar a agricultura familiar.