Nesta semana, a Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social) põe em prática as atividades do projeto Cras Itinerante, mais uma ação integrada ao Centro de Referência de Assistência Social – Cras/Casa da Família. O atendimento será oferecido nesta quarta-feira (03/08), na praça de Coqueiro de Arembepe, das 9h às 15h. Sábado (06/08), o atendimento será na Escola Municipal Amélia Rodrigues, no distrito de Monte Gordo, das 9h às 16h.
Com o intuito de atender as famílias que moram mais afastadas da sede do Município, o projeto Cras Itinerante oferece diversos serviços sócio-assistenciais, como orientação e acompanhamento das famílias em situação de vulnerabilidade social, consultas e atualizações cadastrais no programa Bolsa Família, encaminhamento para a rede assistencial do Município, assessoria jurídica e palestras.
Durante o evento, a Coordenação de Segurança alimentar da Sedes vai ministrar uma palestra sobre Alimentação Alternativa, enquanto uma equipe da Sesau (Secretaria da Saúde) explanará sobre a Dengue, além da campanha de vacinação contra a pólio. Será realizada ainda uma apresentação cultural com grupos da localidade.
A ação também conta com o apoio das secretarias do Governo, dos Serviços Públicos, da Educação e da Cultura, além da participação das ouvidorias do Município, da Câmara Municipal e da STT (Superintendência do Trânsito e Transportes).
De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica da Sedes, Lílian Moura, também será realizada uma ação conjunta com todas as secretarias para mobilizar as comunidades. A equipe do Cras Itinerante ainda desenvolve uma ação contínua, retornando às comunidades atendidas para acompanhar as famílias e oferecer os serviços do Centro de Assistência Social.
Atualmente, o Município possui nove Cras/Casa da Família, distribuídos nas localidades de Arembepe, Barra do Jacuípe, Monte Gordo, Vila de Abrantes, Parafuso e nos bairros Buris Satuba, Nova Vitória, Phoc 2 e Verdes Horizontes.
O Cras Itinerante já beneficiou as comunidades de Machadinho, Cristo Redentor e a Aldeia Hippie, em Arembepe.

Escola Amélia Rodrigues também terá Cras Itinerante -