Projeto amplia luta contra mosquito da dengue

Iwwa Agência
Publicado 08/04/2009 07:04:45

Os proprietários de imóveis que os mantiverem fechados, impedindo o trabalho dos agentes de saúde no combate ao mosquito Aedes Aegypt, poderão ser multados e responder a processo no Ministério Público (MP).

A ação é resultado do projeto de Lei nº 017/2009, votado e aprovado por unanimidade, terça-feira(07/04), na Câmara de Vereadores de Camaçari.

Agora, o projeto segue para o poder Executivo para sanção do prefeito Luiz Caetano. A matéria, de autoria da presidente da Câmara, Luiza Maia (PT), foi apresentada na semana passada e tramitou nas comissões de Constituição e Justiça, Educação, Saúde e Assistência Social.

Com a aprovação da Lei, Camaçari ganha uma importante ferramenta no combate e controle a dengue. De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), cerca de 20% das residências de Camaçari encontram-se fechadas, o que dificulta a inspeção dos agentes de saúde para ver se existem possíveis criadouros do mosquito.

A maioria dos domicílios está na orla, onde o número de veranistas é grande.

A Prefeitura tem trabalhado para conscientizar as pessoas de que o combate a doença é dever de todos e tem de ser feito em conjunto.

Segundo informações do CCZ, não adianta alguns moradores cuidarem das residências, enquanto outros além de não permitirem a inspeção dos agentes de saúde ainda mantêm os imóveis fechados, propiciando um possível foco de proliferação.

Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau) e em parceria com as demais Secretarias, tem desenvolvido diversas iniciativas de conscientização e combate à dengue, a exemplo das campanhas de prevenção, eliminação dos focos do mosquito, mutirões de limpeza e palestras em escolas e associações comunitárias.

Foto: Nelinho Oliveira

Projeto da vereadora Luiza Maia foi aprovado por unanimidade -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 6 de dezembro de 2021

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nesta terça (7/12)

Camaçari tem selos Bandeira Azul renovados e hasteamento ocorre nes...

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da Cesta de Natal na sede

Tranquilidade e organização marcam início da entrega dos cupons da ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.