Projeto amplia as ações Pronasci

Iwwa Agência
Publicado 01/12/2010 05:12:06

Na tarde desta quarta-feira (01/12), moradores dos bairros dos Phocs 1, 2 e 3 participaram da apresentação do edital Microprojetos Mais Cultura, voltado para o financiamento de projetos artísticos e culturais das áreas atendidas pelo Território da Paz.

O edital foi apresentado no auditório do Centro de Atendimento Integral à Criança (CAIC), no bairro Phoc 1.

Os Microprojetos para os Territórios de Paz é uma parceria entre o Ministério da Cultura, através do programa Mais Cultura, com o Ministério da Justiça, que vai financiar ações nas áreas atendidas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Em Camaçari, serão 12 microprojetos voltados para os bairros Phocs 1, 2 e 3.

Na ocasião, o secretário da Cultura (Secult), Vital Vasconcelos, falou que a iniciativa possibilita o acesso direto de artistas da comunidade às linhas de financiamento de projetos. De acordo com o secretário, a Secult irá orientar o preenchimento do cadastro e os projetos elaborados pelos artistas.

Segundo o integrante do Comitê Pronasci – BA, Sérgio Trad, através do fortalecimento da cultura é possível combater a violência nos Territórios da Paz. Na Bahia, além de Camaçari foram contempladas as cidades de Salvador e Lauro de Freitas.

Os Microprojetos Mais Cultura tem o objetivo de viabilizar iniciativas que promovam inclusão social e contribuam para a diminuição da violência e criminalidade, além de proporcionar mais dinamismo econômico às comunidades por meio do apoio financeiro aos artistas, escritores, grupos independentes e produtores culturais locais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 deste mês, nos sites do Ministério da Cultura – www.cultura.gov.br -, do Programa Mais Cultura – http://mais.cultura.gov.br -, e no do Pronasci – www.mj.gov.br/pronasci -. Podem participar moradores dos Phocs 1, 2 e 3, com idade entre 15 e 29 anos. No Município, a ação será desenvolvida através de parceria entre a Secult e a Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).

Para se inscrever, é necessário apresentar projetos sócio-culturais nas áreas de hip hop, grafite, teatro, literatura, cultura afro-brasileira, artesanato, dança, produção de vídeos e documentários, gravação de CDs, entre outros. Os microprojetos selecionados receberão entre 1 e 30 salários mínimos, no valor máximo de R$ 15.300, conforme as ações propostas.

Presente na ocasião, o ator Eduardo Yuri acredita que o edital é um incentivo para os moradores dos Phocs mostrarem o trabalho realizado. Morador do bairro Phoc 2, ele acredita que através dos trabalhos de cultura e educação é possível melhorar a comunidade.

Ainda participaram da apresentação do edital os integrantes do Comitê Pronasci – BA, Jorge Lessa e Rafael Losada, o coordenador Estadual das Ações do Pronasci, Cláudio Melo, o representante do Ministério da Cultura na Bahia, Carlos Henrique, mais a comunidade.

Slideshow | 2 fotos

Projeto amplia as ações Pronasci

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.