Projeto ainda prevê a revitalização de mais cinco rios e obras de infraestrutura

Iwwa Agência
Publicado 01/12/2010 04:12:26

As chuvas não serão mais motivo de preocupação para os moradores do Município, graças a implantação do projeto de Revitalização do Rio Camaçari que, além de deixar a cidade mais bonita, promove saúde e qualidade de vida à população.

Praças, ciclovias, passagens para pedestre, construção de cinco pontes e 29 pontilhões, além de uma escola no bairro Nova Vitória estão entre as principais intervenções previstas no projeto.

Orçada em cerca de R$ 240 milhões, a obra prevê ainda a revitalização das margens dos rios Camaçari, Piaçaveira, da Prata, Eiu Branco, Pedreiras, Mandu, além do Canal da Acajutiba.

Ao longo das margens destes rios serão implantadas áreas de lazer com bancos, parque infantil e equipamentos de ginástica. Nos locais serão realizados também serviços de paisagismo e iluminação.

Em todos os rios serão feitos serviços de dragagem e revestimento das margens com gabião (alvenaria de pedra, sem argamassa, que protege as margens e permite o fluxo das águas). No total, são 25 quilômetros de intervenções, 12 quilômetros só ao longo do Rio Camaçari.

Dentro do projeto está previsto ainda a proteção de taludes (encostas) e plantio de aproximadamente 5 mil mudas de árvores em áreas como o Morro da Manteiga, responsável pelo assoreamento  dos rios em períodos chuvosos, o que  contribui intensamente para as enchentes.

A recuperação do Horto Florestal também faz parte do projeto. A intenção é cercar a área, realizar melhorias no prédio administrativo, construir um viveiro para exposição das plantas, além de um espaço para aulas de educação ambiental e aberturas de trilhas temáticas para facilitar a visitação.

Para a recuperação do Rio Camaçari será necessário também retirar imóveis localizados nas Áreas de Preservação Permanente (APP’s), que correspondem a uma área de 30 metros da margem dos rios. Para auxiliar o processo, equipes técnicas realizarão visitas sociais e o cadastro sócio-econômico das famílias.

Durante todo o processo de implantação do projeto de revitalização do Rio Camaçari serão desenvolvidos trabalhos sócio-ambientais que atendem a três eixos, o de Mobilização Comunitária (MOC), Educação Sanitária e Ambiental (ESA) e Geração de Trabalho e Renda (GTR).

Foto: Divulgação

Revitalização do Rio Camaçari começa em 2011 -

Mais Notícias

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domingo (5/12)

Equipes da prefeitura visitam áreas atingidas pela chuva neste domi...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.