Programação segue até dia 30

Iwwa Agência
Publicado 14/11/2013 02:11:09

Em alusão ao Dia da Consciência, celebrado no próximo dia 20, tiveram início, nesta quinta-feira (14/11), as atividades do Novembro Negro no Município. Com o tema Educação, Memória e Ancestralidade, as ações seguem com uma vasta programação até o dia 30 de novembro.

Na manhã desta quinta-feira (14/11), aconteceu a abertura institucional do evento, no Teatro Alberto Martins, com a participação de representantes do poder público e da sociedade civil organizada.

A partir das 14h, será realizada a palestra O Negro na Educação: Por uma Escola Pública de Qualidade e de Valorização da Diversidade – Lei. 10.639/03. Em seguida, será aberto o debate com representantes do poder público e da sociedade civil organizada. A programação será encerrada às 18h, com uma roda de capoeira.

Segundo o titular da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão), pasta responsável pela realização do evento, Fabio Pereira, que na oportunidade representou o prefeito Ademar Delgado, o governo faz um gestão democrática e popular. “A intenção é avançar cada vez mais na implementação de políticas públicas de reparação para o público afrodescendente”, completou.

Ainda de acordo com o secretário, as ações do Novembro Negro deste ano contêm ingredientes que visam mobilizar a sociedade civil, além de dar mais visibilidade aos movimentos sociais.

Na oportunidade, o coordenador da UNEGRO (União dos Negros pela Igualdade), Everaldo Vieira, entregou ao secretário uma planilha com propostas e demandas que visam um maior fortalecimento das ações de combate ao racismo no Município.

A abertura das atividades do Novembro Negro contou ainda com a presença de representantes dos movimentos negros de Camaçari, de lideres religiosos, sindicalistas, povos indígenas e quilombolas, da cultura popular, dos evangélicos negros, dentre outros.

As atividades do Novembro Negro contam com o apoio do Coletivo de Desenvolvimento da Comunidade Negra Camaçariense, composto pela Rede Kodia, Zimbawe, Unegro (União dos Negros pela Igualdade), MNU (Movimento Negro Unificado), Fenacab (Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro), CEN (Coletivo de Entidades Negras), ANEC (Associação dos Negros Evangélicos de Camaçari) e Anneb-BA (Aliança de Negros e Negras Evangélicos do Brasil).

PROGRAMAÇÃO

As ações do Novembro prosseguem no dia 17, às 19h, na Catedral São Thomaz de Cantuária, onde acontece a missa Afro. Entre os dias 18 e 21/11, serão realizadas as sessões do Cinema Negro, com duas exibições, às 8h30 e 14h, na Biblioteca Jorge Amado.

No dia 19, às 8h, acontece o Encontro das Baianas de Acarajé de Camaçari, no Teatro Cidade do Saber e, às 14h, no auditório da Segov (Secretaria de Governo), o lançamento do PCRI (Programa de Combate ao Racismo Institucional).

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, acontece às 19h, a apresentação da Orquestra Afro Sinfônica, no Teatro Cidade do Saber.

Dia 21/11, às 16h, na Assembleia Legislativa da Bahia será realizada uma sessão especial com tema As Mulheres na República de Palmares. No mesmo dia e horário, acontece o encontro da Rede Étnico Empreendedorismo, no edifício Mont Blanc, próximo a linha do trem, em Camaçari.

No dia 22, às 14h, na Câmara de Vereadores de Camaçari, acontece a sessão especial Dandara, Zumbi dos Palmares e os Heróis da Resistência. Dia 23, serão realizadas três atividades. Das 8h às 17h, no Terreiro de Mãe Vanda, em Parafuso, acontece o seminário com Jovens de Terreiro. Às 9h, na praça da Matriz, em Vila de Abrantes, acontece o encontro Negro Presente em Tudo que Eu Vou e às 19h, na praça da Simpatia, será realizado o concurso Perola Negra.

No dia 26, às 8h30, no auditório 4, da Cidade do Saber, será realizada a oficina Mulher Negra, Identidade e Imagem. Dia 27, às 15h, acontece a Marcha Negra, tendo como atração a banda Filhos de Jorge e Gangue Ê, com saída da praça da Simpatia.

Dia 29, às 18h, será exibido o filme Jardins das Folhas Sagradas, apresentação das companhias Cia Alaketu e grupo B.C.O.A., no Teatro Cidade do Saber.

No dia 30, último dia de atividades em alusão ao Novembro Negro, acontece a Parada Cultural, a partir das 9h, com a participação da banda Corda Bamba e do cantor Edy Vox. O evento será realizado no bairro Burissatuba

Além da Caminhada da Satuba, com saída também do bairro Burissatuba, a partir das 9h. À noite, às 19h, acontece o Show dos Negros Evangélicos, na praça do Coco Gelado, no bairro Gleba C.

Slideshow | 4 fotos

Programação segue até dia 30

Mais Notícias

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Parceria entre Secult e Sedap é discutida em reunião

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audiência pública

Contas do 2º quadrimestre de 2021 da Seduc são apresentadas em audi...

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Sejuv abre inscrições para formação técnica de educadores físicos

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.