Os profissionais pós-graduando em Saúde da Família do programa de Residência Médica e Multiprofissional, que atuarão na rede SUS em Camaçari, foram recepcionados na manhã desta segunda-feira (09/03), durante cerimônia de acolhimento no auditório da Segov (Secretaria de Governo).
Na ocasião, foi apresentada a estrutura da rede de atendimento da Sesau (Secretaria da Saúde). A partir de terça-feira (10/03), eles farão o reconhecimento dos territórios em que vão trabalhar e conhecerão as equipes de saúde.
Os 60 residentes multiprofissionais, que incluem fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos, enfermeiros, odontólogos e sanitaristas, e 20 residentes médicos reforçarão a saúde em Camaçari. Eles atuarão na UBS (Unidade Básica de Saúde) Nova Aliança, nas USFs (Unidade de Saúde da Família) da Piaçaveira e do Parque das Mangabas e na unidade de saúde escolar do CAIC (Centro de Atenção Integral à Criança), no bairro Phoc III.
Os pós-graduandos foram selecionados pelo Ministério da Saúde e a duração do programa é de dois anos, quando serão substituídos por outras equipes, em 2016, o que possibilitará a continuidade e ampliação do trabalho.
O objetivo principal do programa é a qualificação da atenção à saúde, com a melhoria de oferta à população, além de oportunizar aos residentes a vivência em Saúde da Família.
O programa de Residência Médica e Multiprofissional é realizado no Município por meio da parceria entre a Prefeitura, o Ministério da Saúde e a FESF (Fundação Estatal Saúde da Família). A mesa de abertura do evento contou com a presença do secretário da Saúde, Washington Couto.