Nesta quinta-feira (09/09), a Coordenação Especial do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realiza uma palestra para apresentação do programa Família Acolhedora.
O encontro, que acontece no auditório da Prefeitura, após a cerimônia de posse do Conselho Tutelar do Município, consiste em divulgar o programa e ajudar as equipes da alta complexidade, da qual a iniciativa faz parte, a identificar famílias voluntárias.
De acordo com a gerente do setor de Alta Complexidade da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), Adione Lima, as ações já estão sendo feitas em escolas da rede pública municipal de ensino.
A finalidade é captar o maior número possível de famílias. Todas serão cadastradas em um banco de dados e avaliadas de acordo com o perfil.
O Programa Família Acolhedora irá capacitar 10 famílias da comunidade para receber em casa, pelo período de seis meses a um ano, crianças de 0 a 12 anos que tiveram os direitos violados. O objetivo é proporcionar um ambiente saudável para o menor.
As crianças participantes do programa Família Acolhedora só voltarão aos lares de origem após a solução dos problemas pelos quais passavam. Para que isso aconteça, uma equipe composta de psicólogos e assistentes sociais fará um acompanhamento das famílias durante o processo.
As crianças que participam do programa são direcionadas através da Justiça.
CRITÉRIOS
Os voluntários devem atender aos seguintes critérios:
Ser maior de 21 anos;
Declarar o não interesse pela adoção;
Concordância de toda a família;
Disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção e afeto à criança acolhida;
Parecer psicossocial favorável;
Possuir residência fixa em Camaçari de no mínimo dois anos;
Possuir renda fixa e compatível com a composição familiar;
Não possuir antecedentes criminais.
Para obter mais detalhes sobre o programa e a realização do cadastro, os interessados devem ir até a Sedes, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, ou através do telefone 3621-4369, ramal 208.
O email é familiaacolhedora.camacari@gmail.com.

Família Acolhedora é apresentado à população -