Programa será lançado no Município

Iwwa Agência
Publicado 27/06/2012 04:06:21

Na sexta-feira (29/06), às 10h, o prefeito Luiz Caetano e o secretário da Saúde de Camaçari, Vital Sampaio, participam do lançamento nacional da Avaliação Externa das equipes de Atenção Básica, integrantes do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

O evento, que acontece na USF (Unidade de Saúde da Família) da localidade de Machadinho, contará também com a presença do diretor do Departamento da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto, e representantes da Sesab (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia).

O Município teve seis equipes das USFs de Machadinho, Fonte da Caixa I e II, Jauá, Lama Preta e Coqueiro de Monte Gordo envolvidas voluntariamente no processo.

O PMQA é dividido em quatro etapas, Adesão e Contratualização, Desenvolvimento, Avaliação Externa, e Recontratualização. A terceira etapa consiste na avaliação das duas fases anteriores, que tratam da adesão das equipes e do desenvolvimento de propostas que visam melhorar, dentre outros aspectos, a qualidade nos serviços prestados nas unidades de saúde.

Para avaliar o Município, um grupo de avaliadores do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (Universidade Federal da Bahia) coletará dados através de um questionário, por meio do qual serão atribuídas notas. O processo será iniciado no dia 9 de julho e dura uma semana.

Considerado um programa cíclico, a última fase é constituída por um processo de incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a aderência de outras equipes do Município ao programa.

De acordo com a coordenadora municipal de Postos de Atendimento e do Programa de Saúde da Família, Tamy Fonseca, a participação no PMQA já demonstra resultados. “Os benefícios começam a partir do engajamento das equipes no sentido de promover o melhor atendimento para os usuários da rede de saúde”, declarou.

 PROGRAMA

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, lançado em junho de 2011, procura induzir a instituição de processos a ampliar a capacidade das gestões em nível federal, estadual e municipal, além da oferta de serviços das equipes de Atenção Básica, que assegurem maior acesso e qualidade, de acordo com as necessidades da população.

Foto: Nelinho Oliveira

Programa será lançado na USF de Machadinho -

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.