Programa será implantado no Município

Iwwa Agência
Publicado 26/09/2013 02:09:21

Em reunião na Sesab (Secretaria da Saúde do Estado da Bahia), realizada quarta-feira (25/09), o prefeito Ademar Delgado, acompanhado do secretário da Saúde do Município, Vital Sampaio, conheceu o ProSUS (Programa de Fortalecimento do SUS na Região Metropolitana de Salvador), que será implantado em Camaçari.

Após realizar um diagnóstico sociodemográfico da Região Metropolitana, a Sesab apresentou um conjunto de propostas para serem implantadas nos municípios, a fim de ampliar e melhorar a oferta de serviços públicos de saúde.

A proposta inicial é de que Camaçari seja contemplada com oito novas UBSs (Unidade Básica de Saúde), três novos Polos de Academia da Saúde e acrescentadas 15 equipes de Saúde da Família, além de ser instalado no Município um CIAS (Centro Integrado de Atenção à Saúde), o único fora da capital do Estado, que contará com sete.

Animado com o Programa, que tem previsão para iniciar em 2014 e ser finalizado até 2018, o prefeito Ademar Delgado destacou a importância da iniciativa para os municípios, especialmente por conceder aos gestores a oportunidade de opinarem baseados nas demandas das cidades. “Vamos receber oficialmente as propostas, fazer a análise e, caso necessário, fazer as devidas adequações para atender melhor a população de Camaçari”, disse o gestor.

A rede de Atenção Psicossocial do Município também deve ser reforçada, através do programa, com um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) tipo 3, três Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), um Caps AD tipo 3, três Caps IA (Centro de Atendimento Psicossocial da Infância e Adolescência), uma UA (Unidade de Acolhimento) Adulto, uma UA IJ (Unidade de Acolhimento Infanto-juvenil).

Além das melhorias estruturais na rede de saúde, o secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, destacou a importância do fortalecimento da Regulação da Assistência à Saúde, que vai permitir a criação do prontuário do paciente na Região Metropolitana, ou seja, um documento único que dará acesso às informações para todas as unidades públicas estaduais da região. “Assim será possível otimizar o atendimento dos pacientes”, frisou.

O Programa ainda prevê a melhoria da infraestrutura do setor de traumatologia do HGC (Hospital Geral de Camaçari), além da ampliação e reforma da unidade hospitalar do Município e aquisição de equipamentos para a implantação de serviços de odontologia para pacientes com necessidades especiais.   

 

Slideshow | 3 fotos

Programa será implantado no Município

Mais Notícias

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Secult se reúne com agentes culturais em visita à Lagoa da Paz

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Observatório de Dados é lançado pela Secult

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Gestoras se reúnem para dialogar sobre o Horto Florestal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.