O programa Círculos de Saberes, implantado pela Seduc (Secretaria de Educação) em toda a rede de ensino do Município, avança sobre a proposta inicial de Paulo Freire, de alfabetizar adultos, e se estende em todos os níveis e modalidades de ensino, além de promover a participação de toda a comunidade escolar e favorecer a interação entre a escola e a família.
Implantado este ano, o programa Círculos de Saberes é composto por sete dimensões do conhecimento. Círculo de Cultura, Círculo de História, Círculo de Leitura, Círculo de Alfabetização, Círculo de Formação, Círculo de Estudos e Pesquisas e Círculo Comunitário, todos interligados e que buscam promover uma educação de qualidade elevando os indicadores educacionais do Município, implementando políticas que garantam o acesso, permanência e o sucesso das crianças, jovens e adultos na vida escolar.
As atividades do programa Círculos de Saberes seguem um cronograma de implantação nas escolas e contempla todas as 97 unidades de ensino do Município até o final do ano. Quatro instituições já foram beneficiadas pelo projeto Círculo de Cultura, que integra o programa. As unidades são o Centro de Educação Municipal Paulo Freire, a Escola Municipal Ilay Garcia Ellery, o Centro Educacional Yolanda Pires e o Centro Educacional Maria Quitéria. O projeto visa fomentar o diálogo sobre a cultura de paz, a cultura popular, a música, o teatro e o cordel, dentre outros temas.
O programa Círculos de Saberes foi inspirado nos exercícios pedagógicos implantados pelo educador Paulo Freire em classes de alfabetização de adultos na década de 1960. A partir dessa ideia, surgiu o programa que amplia as atividades envolvendo outras ações da secretaria e visam promover o processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita.

Centro de Educação Municipal Paulo Freire -