A secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) de Camaçari lança nesta quinta-feira (18/08), na Cidade do Saber, o programa Violência nem de Brincadeira. O lançamento será durante a aula inaugural do Curso de Formação para Soldados da Polícia Militar.
O evento contará com a presença do secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado, Almiro Sena, que fará uma palestra sobre Direitos Humanos e Inclusão Social no Serviço Militar.
O programa municipal tem o objetivo de reduzir e combater todas as formas de violência com ações de sensibilização direcionadas aos professores, pais e alunos da rede pública de ensino.
Inicialmente, o Violência nem de Brincadeira vai atuar em 22 escolas da sede e orla do Município. Na orla, serão beneficiadas oito unidades escolares, entre elas, Amélia Rodrigues, em Monte Gordo, e Marquês de Abrantes, em Vila de Abrantes. Entre as 14 unidades da sede estão as escolas Angiolina Teixeira de Souza, no bairro Piaçaveira, e Virgínia Reis Tude, no Verdes Horizontes.
A iniciativa desenvolverá diversas ações com alunos do ensino fundamental 1 e 2, a exemplo de apresentações teatrais sobre temas como bullying e violência sexual com crianças e adolescentes, além de colóquios, intensificação da ronda escolar, visitas ao 12º Batalhão de Polícia Militar de Camaçari e à Academia de Polícia de Salvador, assim como apresentações circenses e atividades esportivas.
O programa é resultado da parceria entre as secretarias da Educação, do Desenvolvimento Social, da Cultura, do Esporte e Lazer, da Mulher e das Relações Institucionais. Também contribuem com o programa a Polícia Militar, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Conselhos Tutelar, de Segurança e da Criança e do Adolescente.

Combate à violência será reforçado nas escolas -