Consolidar o projeto educacional desenvolvido em Camaçari ao longo dos seis últimos anos. Este é o objetivo do programa Avança Educação, lançado nesta segunda-feira (26/09), no Teatro da Cidade do Saber. Inicialmente, o projeto elenca 34 ações prioritárias, algumas já em andamento e outras planejadas para serem cumpridas até 2020.
Durante o lançamento, o prefeito Luiz Caetano e o reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Valmar Andrade, assinaram a carta de intenções para a implantação do projeto de cooperação técnica Camaçari Inovando a Educação, que prevê a formação de professores em tecnologia da informação e pesquisas científicas.
“Com o programa Avança Educação vamos dar um salto na qualidade da educação e no desenvolvimento do Município”, avaliou o prefeito Luiz Caetano ao ressaltar algumas ações já em andamento, como a implantação do campus da UFBA, a execução do projeto Bairro Educador e a reconstrução do colégio São Tomaz de Cantuária.
“O Avança Educação é um conjunto de ações articuladas que visam, principalmente, melhorar o aprendizado das crianças e jovens do Município”, salientou o prefeito.
O reitor da UFRPE, Valmar Corrêa, parabenizou a administração municipal pela ousadia da iniciativa, ao contar que “é preciso ter audácia e força política para criar um projeto como este”. Ele ressaltou que a Prefeitura está no caminho certo ao investir na educação e completou dizendo que “Camaçari se destaca também por ser um pólo educacional”.
“Além de potencializar as políticas públicas na área educacional, o programa vai ser um norteador para as ações a serem executadas nos próximos governos”, informa o secretário da Educação, Luiz Valter Lima, que na ocasião entregou ao prefeito o projeto de lei que institui a Política Municipal de Formação de Profissionais do Magistério.
O Avança Educação foi apresentado para os alunos da rede municipal de ensino, professores e gestores. A abertura do evento começou às 9h, com a apresentação do espetáculo A lenda do Boi-Bumbá, representado pela Companhia de Dança da Casa da Criança e do Adolescente. Em seguida, o projeto foi apresentado à comunidade.
O programa municipal é realizado pela Seduc (Secretaria da Educação), em parceria com os governos federal e estadual.