As primeiras ações do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) em implantação em Camaçari são o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Protejo e Mulheres de Paz.
A última reunião do ano com a comunidade aconteceu quarta-feira (16/12), no auditório da Prefeitura.
Segundo o consultor do Instituto Anísio Teixeira (IAT) para o Protejo, Marcos Guimarães, o projeto começa a funcionar até fevereiro de 2009. Camaçari, juntamente com o bairro Tancredo Neves, em Salvador, serão pilotos no Estado na implantação da iniciativa.
O Protejo vai garantir a formação e inclusão social de 100 jovens expostos à violência doméstica ou urbana, com atividades culturais, esportivas e educacionais.
O reaparelhamento do GGIM e execução do Mulheres da Paz já estão em fase adiantada e devem ser executados também no início de 2009. As ações do Pronasci em Camaçari irão beneficiar diretamente os moradores dos Phocs 1, 2 e 3.
Estiveram presentes na reunião os secretários da Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), Antônio Souza, do Governo (Segov) em exercício, Antônio Ferreira Neto, do Esporte e Lazer (Sedel), Vital Oliveira, a coordenadora municipal do Pronasci, Selmária Andrade, o ouvidor Antônio Cotrim, mais representantes das secretarias da Educação (Seduc), Mulher (Semu), Assistência Social (Seas), Saúde (Sesau), da STT, líderes de bairro e sociedade civil.
Também marcaram presença o consultor estadual do Pronasci, coronel PM Francisco Edson de Araújo, a gestora local do Mulheres da Paz, Ieda Franco, e o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM), Alfredo Castro.

Reunião do Pronasci faz balanço das atividades de 2008 -