Programa municipal estimula produção agrícola

Iwwa Agência
Publicado 04/09/2009 06:09:58

Os pequenos produtores da zona rural de Camaçari já podem comercializar os produtos diretamente no ponto de venda. São alimentos saudáveis e isentos de agrotóxicos, que agora chegam a mesa do consumidor por um preço mais acessível. A iniciativa faz parte do Programa Municipal Campeão – da Roça para a Feira.

A proposta é garantir que os alimentos produzidos pelos agricultores sejam encaminhados diretamente para as feiras livres, sem a presença do atravessador. Atualmente, os itens são vendidos nos Centros Comerciais de Monte Gordo e Barra do Pojuca. A produção é transportada gratuitamente por um caminhão, que é contratado pela Prefeitura.

O objetivo do Programa Campeão é garantir a sustentabilidade do homem do campo e o desenvolvimento da economia nas localidades. O agricultor ainda passa a estabelecer os preços de mercado e o atravessador é eliminado.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico (Sedec), Hélio Cortes, o programa tem um caráter educativo, uma vez que incentiva o produtor a criar as condições de transportar a própria produção. “Com o tempo, quando o comerciante percebe que a forma de comercialização é rentável, ele mesmo procura maneiras de vender”.

São beneficiadas 60 famílias das localidades de Cancelas, Lagoa Seca, Visconde de Cajazeiras, Tiririca, Jóia do Rio 1 e 2. Aos sábados, os alimentos são comercializados em Barra do Pojuca, e aos domingos, em Monte Gordo.

A previsão da Sedec, responsável pela execução do programa, é ampliar o número de contemplados. Hoje existem 2.800 famílias cadastradas junto a Secretaria. A estimativa da Prefeitura é de que 6 mil produtores rurais vivam em Camaçari.

Foto: Carol Garcia

Parte da produção é comercializada em Monte Gordo -

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.