Mais de 150 ruas da sede de Camaçari estão com obras de esgotamento sanitário. A Secretaria de Saneamento Básico (Sesan) termina 2008 em ritmo acelerado e a expectativa é de que o volume das obras dobre em 2009. Atualmente, são realizados, aproximadamente, 10 quilômetros de intervenções por mês.
As obras de esgotamento na sede do Município fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e devem ser finalizadas até 2010. Preocupados com os transtornos causados à população com as obras, uma equipe de assistentes sociais vai até o local, uma semana antes do início dos serviços, para orientar a comunidade sobre a importância e os benefícios das intervenções.
Entre os avanços apresentados com a ampliação do esgotamento sanitário está a melhoria na saúde da população, o aumento da auto-estima, a descontaminação do lençol freático, além da melhora do aspecto da cidade. Outro ponto positivo das intervenções é a geração de emprego e renda no Município.
O processo de recomposição do solo e a pavimentação das ruas, após a instalação da rede de esgoto está prejudicado por causa das chuvas de verão que tem acometido a região nos últimos dias. A pavimentação só pode ser feita após a perda da umidade do solo.
Para obter esclarecimento, dar sugestões ou ainda fazer reclamações a população pode entrar em contato com a Sesan através do telefone (71) 3621-8610. De acordo com o secretário Everaldo Siqueira, o prefeito Luiz Caetano se preocupa com os inevitáveis transtornos, mas pede a população um pouco de paciência.
ORLA
O processo de esgotamento sanitário na orla está bem adiantado, 86% da rede já está implantada. Monte Gordo, Barra do Pojuca, Guarajuba e Itacimirim são as localidades beneficiadas nessa primeira etapa, prevista para ser concluída até o final de 2009, ano em que Arembepe, Jauá, Vila de Abrantes e Barra do Jacuípe serão contemplados com um projeto de esgotamento.

Mais de 150 ruas da sede já estão com rede de esgoto -