O programa Mulher Cidadã, que visa à inserção feminina no mercado de trabalho por meio da formação pessoal e profissional e já beneficiou mais de mil mulheres, é uma das 31 melhores práticas na gestão do Bolsa Família de todo país e ainda concorre ao título de uma das 10 melhores iniciativas.
A premiação acontece nos dias 24 e 25 próximos, na Academia de Tênis, em Brasília, e é promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Os finalistas apresentam as experiências durante o prêmio e recebem certificados de reconhecimento nacional. As 10 melhores participam de uma missão de estudos internacional, com despesas pagas, para conhecer um dos três programas semelhantes ao Bolsa Família na América Latina, o de Oportunidade do México, o Chile Solidário ou Famílias em Ação, da Colômbia.
Camaçari estará representada na solenidade pelo prefeito Luiz Caetano e pelos secretários de Segurança Alimentar e Benefícios Sociais (Seabes), Antonio Souza, e da Mulher (Semu), Aurenita Castilho. As duas secretarias são co-gestoras do Programa Mulher Cidadã.
Das 31 melhores práticas, 22 foram enviadas por municípios e nove por estados. Dos 10 premiados, seis serão municipais e quatro estaduais. Ao todo, foram validados 692 projetos, com 443 selecionados. As ações estão disponíveis no site do MDS www.mds.gov.br.
O Prêmio de Práticas Inovadoras na Gestão do Bolsa Família pretende mapear e reproduzir experiências bem-sucedidas, tanto na gestão do programa de transferência de renda, quanto no combate à insegurança alimentar. Da Bahia, foram indicados, além de Camaçari, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas.

A qualificação é um dos objetivos do programa municipal -