Programa livre de computador economiza R$ 3 milhões

Iwwa Agência
Publicado 08/12/2009 03:12:12

Uma economia de cerca de R$ 3 milhões anuais. É o que o governo municipal pretende economizar em 2010 com a implantação de softwares livres em todos os computadores da Prefeitura.

Nos próximos três meses, cerca de 700 funcionários estarão fazendo cursos de capacitação para trabalhar no novo sistema operacional.

As duas primeiras turmas estão sendo capacitadas no Centro Educacional Maria Quitéria, em dois períodos, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os primeiros funcionários a passar pela capacitação são das secretarias de Educação (Seduc) e da Administração (Secad).

De acordo com o coordenador da Central de Tecnologia e Gestão da Informação de Camaçari, Bruno Moura, a capacitação começa pela substituição dos aplicativos do Microsoft Office do sistema operacional Windows pelo programa Br Office, totalmente gratuito. “Gradativamente, implantaremos o Linux, que também é um software livre, no lugar do Windows”, explica o coordenador.

A idéia de mudar o sistema operacional dos computadores da Prefeitura partiu do secretário da Administração, Ademar Delgado, depois de participar, junto com o coordenador da CGI, em outubro deste ano, em Brasília, do 1º Encontro Nacional de Tecnologia da Informação.

Para os servidores que estão sendo capacitados, a dificuldade não é muito grande. É o que afirma a funcionária da Seduc Vera Sena. “O sistema é de fácil assimilação. São poucas as ferramentas diferentes”.

O analista de sistema de segurança da informação e monitor do curso, Thiago Nogueira, afirma que a maior dificuldade é mudar a cultura dos alunos. “Eles estão familiarizados com o word, excel e powerpoint. Aos poucos, eles irão assimilar os novos programas”.

Foto: Agnaldo Silva

Capacitação beneficia 700 servidores na primeira fase -

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.