Programa inicia novas turmas

Iwwa Agência
Publicado 26/08/2013 01:08:11

Com a perspectiva de profissionalização e de inserção no mercado de trabalho, 400 novos alunos dos cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) participaram da aula inaugural de nove novas capacitações. Elas são oferecidas através da parceria entra a Prefeitura e o Senai (Serviço de Aprendizagem Industrial).

Durante a cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (26/08), no Teatro Cidade do Saber, o prefeito Ademar Delgado reiterou o compromisso da administração municipal de preparar os moradores para que eles aproveitem as oportunidades de empregos geradas na cidade. “Tenho a convicção de que o caminho do conhecimento é fundamental para a construção de uma vida digna. Torço para que usufruam o máximo deste momento”, declarou.

Na avaliação do secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, o programa em Camaçari está consolidado e a procura tem sido cada vez maior, devido à qualidade dos cursos disponibilizados. “Apesar de o Município ter uma vocação natural para a indústria, ofertamos qualificações também para outros segmentos em desenvolvimento na cidade, a exemplo do turismo”, explicou.

Confiante e ansiosa, a jovem Jocineide Paraguaçu, de 21 anos, acredita que a diversificação nas áreas de atuação possibilita alternativas para o ingresso no mercado de trabalho. “Já tinha feito o curso de eletricista, e escolhi o de operador de sondas de perfuração com a esperança de que um dos dois resulte na conquista de um bom emprego”, justificou.

Morador do bairro Verdes Horizontes, Deivison Oliveira, de 18 anos, está em busca da primeira oportunidade de trabalho. Ele optou pelo curso de ajustador mecânico. “Tenho interesse pela área e continuarei me aperfeiçoando”, revelou.

Para a coordenadora pedagógica do Senai/Camaçari, Rita Prado, o ingresso na área técnica pode fazer toda a diferença e resultar em sucessos na trajetória dos futuros profissionais.

De acordo com o assessor de negócios do Senai, Caio Simões, o número de vagas para o ano de 2014 deve chegar a 18 mil. Destas, 99% serão disponibilizadas gratuitamente para a comunidade, através da parceria com a Prefeitura.

Na oportunidade, o prefeito Ademar Delgado salientou que a oferta de vagas para cursos profissionalizantes será ampliada ainda mais, a partir da implantação das unidades do Senac (Serviço de Aprendizagem Comercial), em Arembepe, e da sede própria do Senai e do campus da UFBA (Universidade Federal da Bahia), na CTU (Cidade Técnico-Universitária). Os trâmites para a doação dos terrenos estão em processo de finalização.

Os cursos iniciados hoje são de caldeiraria, ajustador mecânico, assistente de planejamento e controle de produção, agente de observação de segurança na indústria, eletricista predial de baixa tensão, operador de computador, montador e reparador de computador, operador em petróleo e gás e operador de sondas de perfuração. As aulas prosseguem até dezembro deste ano.

Finalizada com uma confraternização no foyer do teatro, a solenidade contou com a participação do secretário municipal das Relações Institucionais, Anderson Santos, e dos coordenadores e professores do Senai.

 

Slideshow | 7 fotos

Programa inicia novas turmas

Mais Notícias

Bolsa Família Itinerante chega ao bairro Gravatá

Bolsa Família Itinerante chega ao bairro Gravatá

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Mais de 45 escolas receberam melhorias nos últimos três meses

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Readaptação e entusiasmo marcam volta às aulas da Pracinhas da Cultura

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.