Programa inicia mais sete cursos

Iwwa Agência
Publicado 05/08/2013 02:08:36

A manhã desta segunda-feira (05/08) foi especial e de grandes expectativas profissionais para 277 pessoas, que concluíram os cursos oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), e para outros 340 alunos, que participaram da aula inaugural de mais sete capacitações oferecidas pelo programa. As cerimônias foram realizadas no Teatro da Cidade do Saber.

Ao prestigiar as cerimônias, o prefeito Ademar Delgado destacou que a formação e a qualificação profissional são uma preocupação constante da administração municipal. “Queremos que as oportunidades que chegam à nossa terra sejam efetivamente aproveitadas pelas pessoas que moram e vivem aqui”, disse o gestor. 

De acordo com o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, além de oferecer as capacitações, a Prefeitura tem se preocupado em criar condições para a realização das aulas no Município, o que tem sido feito a partir da garantia de espaços adequados para a instalação das instituições que ministram os cursos, a exemplo do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Senac (Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial), e do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia).

Através do Ciat (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador), a Prefeitura iniciou o cadastramento dos alunos do Pronatec no banco de dados do Centro. A administração municipal irá priorizar o encaminhamento dos estudantes para vagas de empregos.

Segundo a oradora da turma e concluinte do curso de Manicure e Pedicure, Lucidalva dos Santos, o aprendizado foi essencial para aperfeiçoar os conhecimentos, principalmente para ela que trabalha como cabeleireira. “Aprendi não só a embelezar as unhas, mas ter postura no ambiente de trabalho, cuidados com higiene pessoal e muitos outros ensinamentos que vou levar para a vida toda”, disse a profissional, ao receber o certificado das mãos do prefeito Ademar Delgado.   

Concluinte do curso de Camareira em Meios de Hospedagem, a aluna Vanessa Santana, achou a capacitação completa, uma vez que teve aulas de religião, português, inglês, marketing pessoal, dentre outros temas. “Através do Pronatec, ampliei meus horizontes e as expectativas de ingressar no mercado de trabalho”, disse entusiasmada.

Na ocasião, foi realizada a certificação dos alunos dos cursos de operador de caixa, auxiliar administrativo, recepcionista, vendedor, copeiro e auxiliar de cozinha.                 

A aula inaugural aconteceu para 12 novas turmas dos sete cursos oferecidos através do Senac. Na oportunidade, os alunos receberam instruções sobre o Pronatec e informações sobre os cursos de porteiro e vigia, cuidador de idosos, auxiliar de pessoal, manicure e pedicure, auxiliar de cozinha, copeiro e cuidador infantil.   

O Pronatec é uma iniciativa do governo federal, executada pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão). A iniciativa tem como objetivo qualificar pessoas e contribuir para a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho.

A cerimônia foi acompanhada pelos secretários municipais da Educação, Luiz Valter de Lima, e do Desenvolvimento Econômico, Djalma Machado, além do ouvidor municipal, Temistócles Vieira.

Marcaram presença também a supervisora de Educação Profissional do Senac-Ba, Liana Brandão, a assessora especial da Administração Regional do Senac-Ba, Angélica Leahy, a gerente do Senac Camaçari, Delma Santana, e o representante do SINCOMCAM (Sindicato Patronal do Comércio de Camaçari e Região), Hosit Correia.

INÍCIO DAS AULAS

De acordo com a gerente do Senac Camaçari, Delma Santana, as aulas das novas turmas do Pronatec iniciam 12 de agosto, com a oficina pedagógica sobre marketing pessoal e profissional.

A aula será ministrada pela coordenadora do Banco de Oportunidades do Senac, Leila Dantas, no auditório da Casa do Trabalho, em dois horários, das 8h às 12h, e das 13h às 17h para os alunos da tarde.

A partir do dia 13 de agosto as aulas acontecem no Núcleo de Educação Profissional do Senac, situado na rua Duque de Caxias, nº 105, 1º andar, Centro. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Slideshow | 7 fotos

Programa inicia mais sete cursos

Mais Notícias

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Sedes promove tarde de circo para idosos do Conviver neste sábado (28)

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Campanha São João de Prêmios Camaçari 2022 é lançada

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica em Camaçari

Sobe para três o número de óbitos suspeitos por dengue hemorrágica ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.