Programa inicia aulas para novas turmas

Iwwa Agência
Publicado 22/04/2013 05:04:33

No dia 2 de maio iniciam as aulas de mais oito cursos do Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego), oferecidos através do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). A aula inaugural do programa foi realizada na manhã desta segunda-feira (22/04), juntamente com a primeira de uma série de seis oficinas pedagógicas sobre marketing pessoal e profissional.

Cerca de 200 alunos inscritos no turno matutino para os cursos de assistente administrativo, auxiliar de cozinha, camareira em meios de hospedagem, copeiro, manicure, operador de caixa, recepcionista e vendedor participaram da abertura das atividades, no auditório da Casa do Trabalho. A ação foi repetida à tarde para os inscritos para o turno vespertino.

Durante as aulas, os alunos receberam instruções sobre o Pronatec, assim como, informações sobre a sistemática dos cursos que tem carga horária de 200 horas cada. Em seguida, instrutores do Senac ministraram uma palestra sobre Como ingressar no mercado de trabalho.

Presente na aula inaugural, a aluna Adriana Carvalho, 22 anos, está ansiosa para começar o curso de recepcionista. “Esta é a segunda capacitação que faço pelo Pronatec, espero complementar os conhecimentos já adquiridos e atuar na área de gestão”, disse a aluna, que fez o curso de auxiliar administrativo.

A empregabilidade também é uma preocupação para Vanessa Santana, 31 anos, que se inscreveu pela primeira vez para o curso de camareira. Trabalhadora informal, ela está afastada do mercado de trabalho e espera conseguir uma colocação com vínculo empregatício. “A partir deste curso pretendo me atualizar profissionalmente para ingressar de novo no mercado de trabalho”, disse.  

Ao todo, foram formadas 12 turmas com aproximadamente 400 alunos, distribuídas nos turno matutino e vespertino. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no Núcleo de Educação Profissional do Senac, no centro da cidade.

O Pronatec é uma iniciativa do governo federal, executada pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão). A iniciativa tem como objetivo qualificar as pessoas e contribuir para a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho.

Slideshow | 5 fotos

Programa inicia aulas para novas turmas

Mais Notícias

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Concessão da Rodoviária e estudo de zona azul são temas de reunião

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Café Filosófico Oluwo virtual reuni profissionais de educação

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Prefeitura decreta recesso para o funcionalismo público no fim do ano

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.