Programa forma mais uma turma

Iwwa Agência
Publicado 22/08/2013 06:08:36

Mais 210 alunos da rede municipal de ensino de Camaçari foram certificados pela participação no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (22/08), no Teatro da Cidade do Saber e reuniu estudantes das escolas municipais Luís Pereira Costa, Clube de Mães e Virgínia Reis.

Animada, a primeira turma deste ano e a 14ª desde que o programa foi implantado no Município, em 2006, participou da cerimônia com performances de dança e canto, além de assistirem a uma peça teatral encenada por policiais do 12º BPM (Batalhão de Polícia Militar), executor do programa em parceria com a Seduc (Secretaria da Educação).

Durante o evento, o prefeito Ademar Delgado declarou que a propagação das drogas gera o aumento da violência e que o Proerd é uma ferramenta importante de conscientização. “O Proerd, alinhado com a proposta da administração municipal, contribui para que as crianças se tornem cidadãos de bem”, declarou.

O tenente-coronel e comandante do 12º BPM, Adalberto Piton, destacou a importância do apoio da Prefeitura aos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar no Município. “Tive a oportunidade de trabalhar em várias cidades da Bahia e reafirmo que não conheço outro Município que seja tão colaborativa quanto Camaçari”, frisou.

Com o sonho de se tornar policial, a aluna do 5º ano do ensino fundamental I, da Escola Luís Pereira Costa, Tayara Jesus do Rosário, de 10 anos, se mostrou encantada com o curso. “Eu amei tudo o que foi ensinado e aprendi a ficar longe de coisas ruins, como drogas e bebidas alcoólicas”, refletiu.

A instrutora voluntária do Proerd, a soldado Tatiana Monalisa Souza, explicou que nos 10 encontros promovidos pelo programa foram utilizados materiais didáticos, assim como situações referentes à realidade vivida por cada estudante. O curso é voltado às crianças mais vulneráveis e suscetíveis a persuasão dos traficantes.

Ainda de acordo com a soldado, durante os encontros as crianças despertam a consciência de que, tanto as drogas ilícitas, como maconha e cocaína, quanto às socialmente aceitas, a exemplo de álcool e cigarro, são nocivas para a vida. Além disso, os estudantes se tornam agentes multiplicadores e difundem as informações adquiridas pela comunidade e família.

Antes da entrega dos certificados, as crianças com faixa etária entre nove e 12 anos, cantaram o Hino Nacional e fizeram o juramento.

A próxima turma do Proerd deve começar em 15 dias e contemplará alunos das escolas municipais Angiolina Teixeira de Souza, Conceição de Maria e Padre Paulo Maria Tonucci.

Participaram da cerimônia o secretário do Desenvolvimento Social, Hélio Santos, o subsecretário da Educação, Demétrius Moura, o vereador Oziel Araújo (PT), a representante da Coordenação Estadual do Proerd, a capitã Suzane Ribeiro, o coordenador do Proerd em Camaçari, major André Luiz Cunha, além de gestores e professores das escolas contempladas.

 

Slideshow | 5 fotos

Programa forma mais uma turma

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.