Mais 210 alunos da rede municipal de ensino de Camaçari foram certificados pela participação no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A solenidade aconteceu nesta quinta-feira (22/08), no Teatro da Cidade do Saber e reuniu estudantes das escolas municipais Luís Pereira Costa, Clube de Mães e Virgínia Reis.
Animada, a primeira turma deste ano e a 14ª desde que o programa foi implantado no Município, em 2006, participou da cerimônia com performances de dança e canto, além de assistirem a uma peça teatral encenada por policiais do 12º BPM (Batalhão de Polícia Militar), executor do programa em parceria com a Seduc (Secretaria da Educação).
Durante o evento, o prefeito Ademar Delgado declarou que a propagação das drogas gera o aumento da violência e que o Proerd é uma ferramenta importante de conscientização. “O Proerd, alinhado com a proposta da administração municipal, contribui para que as crianças se tornem cidadãos de bem”, declarou.
O tenente-coronel e comandante do 12º BPM, Adalberto Piton, destacou a importância do apoio da Prefeitura aos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Militar no Município. “Tive a oportunidade de trabalhar em várias cidades da Bahia e reafirmo que não conheço outro Município que seja tão colaborativa quanto Camaçari”, frisou.
Com o sonho de se tornar policial, a aluna do 5º ano do ensino fundamental I, da Escola Luís Pereira Costa, Tayara Jesus do Rosário, de 10 anos, se mostrou encantada com o curso. “Eu amei tudo o que foi ensinado e aprendi a ficar longe de coisas ruins, como drogas e bebidas alcoólicas”, refletiu.
A instrutora voluntária do Proerd, a soldado Tatiana Monalisa Souza, explicou que nos 10 encontros promovidos pelo programa foram utilizados materiais didáticos, assim como situações referentes à realidade vivida por cada estudante. O curso é voltado às crianças mais vulneráveis e suscetíveis a persuasão dos traficantes.
Ainda de acordo com a soldado, durante os encontros as crianças despertam a consciência de que, tanto as drogas ilícitas, como maconha e cocaína, quanto às socialmente aceitas, a exemplo de álcool e cigarro, são nocivas para a vida. Além disso, os estudantes se tornam agentes multiplicadores e difundem as informações adquiridas pela comunidade e família.
Antes da entrega dos certificados, as crianças com faixa etária entre nove e 12 anos, cantaram o Hino Nacional e fizeram o juramento.
A próxima turma do Proerd deve começar em 15 dias e contemplará alunos das escolas municipais Angiolina Teixeira de Souza, Conceição de Maria e Padre Paulo Maria Tonucci.
Participaram da cerimônia o secretário do Desenvolvimento Social, Hélio Santos, o subsecretário da Educação, Demétrius Moura, o vereador Oziel Araújo (PT), a representante da Coordenação Estadual do Proerd, a capitã Suzane Ribeiro, o coordenador do Proerd em Camaçari, major André Luiz Cunha, além de gestores e professores das escolas contempladas.