Programa forma mais uma turma

Iwwa Agência
Publicado 26/07/2012 09:07:16

A esperança de inserção no mercado de trabalho e a conquista da autonomia profissional foram renovadas para 27 mulheres, concluintes do curso de Costura Industrial do Vestuário, uma das 38 capacitações técnicas oferecidas pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em Camaçari.

A cerimônia de conclusão de curso, ministrado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), aconteceu na tarde de quarta-feira (25/07), na Escola Zumbi do Palmares, localizada no Parque Real Serra Verde, mesmo local onde foi realizado o curso.

A cerimônia contou com depoimentos emocionados, a exemplo do relato de Maria José de Paula, moradora da localidade. Aos 53 anos, a dona de casa nunca havia entrado em uma sala de aula. Com problemas de visão e pouca noção de leitura, a nova costureira superou as dificuldades que enfrentou ao longo das 260 horas de curso, com a ajuda da filha Rosimeire, 26 anos, que também participou da capacitação.

Para Maria José, a formação é a realização de um sonho. “Sempre tive vontade de ter uma profissão e graças a essa oportunidade espero conseguir um emprego e ajudar com as despesas de casa, já que não tenho nenhuma renda”, revelou.

A jovem Ana Cláudia de Freitas, de 23 anos, também disse estar realizada. “Agora não precisaremos mais depender exclusivamente dos maridos. O curso representa a nossa independência financeira”, garantiu.

Na ocasião, o microempresário do segmento têxtil, Lucas Paim, abriu espaço para que as novas profissionais possam se inscrever no cadastro reserva da empresa para preenchimento de futuras vagas. “Para nós é muito importante e mais vantajoso aproveitar a mão de obra qualificada do Município”, avaliou.

Emocionadas, as alunas prestaram homenagens à professora do curso, Orquídea Café, e ao diretor da Escola, Táta Ricardo Tavares, a quem foi entregue uma placa.

De acordo com informações da Secin (Secretaria Municipal da Cidadania e Inclusão Social), responsável pela execução do programa, os alunos formados pelo Pronatec têm prioridade na inscrição de cadastros de empregos do Município. Para tanto, os interessados devem procurar o Ciat, (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador), antigo PAT.

Ainda segundo a Secin, mais de 700 moradores de Camaçari concluíram os cursos oferecidos pelo Pronatec, com aulas ministradas pelo Senai e Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). 

A previsão é que até agosto deste ano outros 550 alunos concluam os cursos ministrados pelo IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), além de mais 400 pelo Senai. No Município, as aulas do Pronatec são ministradas ainda pelo IF Baiano (Instituto Federal Baiano).

A Secretaria informa ainda que as 150 mil vagas de cursos do Pronatec, disponibilizadas para todo o Brasil em 2013, dobrará a oferta para Camaçari, que no próximo ano vai oferecer 6 mil vagas para os moradores.

Participaram da cerimônia representantes das secretarias municipais da Cidadania e Inclusão Social, da Educação, da Saúde, e da Ouvidoria do Município, assim como das secretarias estaduais da Educação e das Políticas Públicas para Mulheres e da Escola Zumbi dos Palmares.

 

Slideshow | 6 fotos

Programa forma mais uma turma

Mais Notícias

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Sedur visita empreendimento instalado em Catu De Abrantes

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Serviço de urgência e emergência será ampliado em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 15 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.