Programa forma mais 288 pessoas

Iwwa Agência
Publicado 19/10/2012 10:10:43

A jovem moradora da Gleba E, Midian Araújo, foi uma das 288 pessoas a receber o certificado de conclusão dos cursos profissionalizantes do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) em Camaçari. 

A cerimônia aconteceu na tarde desta sexta-feira (19/01), no campus do IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia).

Durante  o evento, ela destacou o fato das aulas serem gratuitas. “Essa é uma grande chance para as pessoas que não têm condições financeiras de realizar um curso profissionalizante”, disse. Os cursos foram ministrados pelo IFBA durante quatro meses,

Há 22 anos sem entrar em uma sala de aula, Rosildes Nunes, moradora do Verde Horizonte fez o curso de alfabetização avançada e está realizada com a conclusão da capacitação. “As aulas elevaram minha autoestima. Amei os professores e a estrutura do IFBA é perfeita”, declarou.

Na ocasião, foram certificados os profissionais das turmas de montagem e manutenção de micro, vendedor, auxiliar administrativo e de rede, eletricista industrial e predial, desenhista mecânico e de construção civil, programador de web, apoio educacional, alfabetização avançada, recepcionista e monitor ambiental.

Ainda comemorando a pré-seleção em uma empresa do ramo de elétrica, Odilon Alves agradeceu pela oportunidade de realizar o curso. “Ainda nem havia concluído a capacitação e fui chamado para uma seleção. Estou realizando um sonho de criança”, destacou o mais novo eletricista industrial, morador do bairro dos 46.

De acordo com o secretário municipal da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, o objetivo agora é conseguir junto ao governo federal o aumento de vagas destinadas a Camaçari. “Esse ano tivemos 3.000 vagas, estamos aguardando que esse número seja dobrado e possamos cada vez mais auxiliar na formação profissional dos moradores da cidade”, disse.

“As aulas foram ministradas por professores capacitados e atualizados com a exigência do mercado de trabalho”, afirmou o diretor geral do IFBA, Affonso Alves, ao lembrar que todos os laboratórios utilizados possuem equipamentos e programas de ultima geração.

Essa foi a primeira turma formada pelo Instituto e na opinião do coordenador geral do Pronatec do IFBA, Carlos Bruni, “os cursos superaram as expectativas, uma vez que com a estrutura que temos conseguimos atender também moradores de outros municípios, como Mata de São João”.

 O Pronatec é um programa do governo federal, executado no Município pela Prefeitura, através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão). O objetivo da capacitação é qualificar a mão de obra local e contribuir para a inserção das pessoas no mercado de trabalho.  

 

Slideshow | 7 fotos

Programa forma mais 288 pessoas

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de doses

Vacinação contra Covid segue nesta quinta (28) com antecipação de d...

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.