Capacitação profissional de qualidade e perspectivas de ingresso no mercado de trabalho. Com estes sentimentos, 24 alunas receberam na noite de segunda-feira (14/01) os certificados de conclusão do curso de Costureiro Industrial do Vestuário.
A capacitação é oferecida em Camaçari pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), através da Secin (Secretaria da Cidadania e Inclusão).
A cerimônia aconteceu no Terreiro de Ogum, onde funciona a Associação Tivemos que Aprender a Ser Feliz (Tafe), espaço beneficente no qual foi ministrada a capacitação por meio do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Esse é o segundo curso realizado no local.
A certificação foi marcada pela satisfação e orgulho das alunas, que usaram toda a criatividade, protagonizando um desfile com modelos costurados por elas, demonstrando na prática o que aprenderam no período de três meses.
Prestes a completar 61 anos, a auxiliar de limpeza Creusa Almeida revelou que participar do curso foi a concretização de um sonho. Ela, que também foi aluna do curso de Modelista, primeiro ministrado na Tafe, afirmou estar gratificada. “Sempre tive a vontade de ser costureira e a princípio começarei trabalhando em casa para, quem sabe, posteriormente buscar um emprego na área”, revelou.
A artesã Iracema Ribeiro, de 62 anos, se mostrou radiante por ter aprendido um novo ofício. “O curso foi muito bom, estou muito feliz em concluí-lo e espero participar de outros”, declarou.
Representando o prefeito Ademar Delgado, o secretário da Cidadania e Inclusão, Fabio Pereira, salientou que o Pronatec em Camaçari se tornou referência para o Brasil em função do êxito do programa atribído a procura da comunidade e na variedade de cursos oferecidos.
O titular da pasta ressaltou ainda que a realização das capacitações em espaços alternativos como igrejas, associações e terreiros possibilitam maior acesso às capacitações, além de se tornar um diferencial.
O secretario informou também que, em breve, a iniciativa contará com novos cursos ministrados pelo IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia), entre eles o de Organizador de Eventos e Ajudante de Produção Cultural. “As capacitações são oferecidas de acordo com a realidade socioeconômica e empregabilidade”, explicou.
Durante os pronunciamentos, a presidente da Tafe, Rosa Vidal, parabenizou as alunas pela força de vontade e agradeceu o apoio da Prefeitura e do Senai. Na oportunidade, ela anunciou o interesse de uma empresa do ramo de confecções em a realizar uma seleção e contratação das novas profissionais.
A cerimônia foi encerrada com homenagens. A Tafe entregou uma placa de menção honrosa ao secretário Fabio Pereira e outra ao prefeito Ademar, recebida pelo titular da Secin.
As professoras do curso Catarina Prado e Cleide Simões, a coordenadora Rosimar Alves Matos, o gerente do Senai de Camaçari, Djalma Henrique Júnior, e o coordenador da Promoção da Igualdade Racial do Município, Ives Pires, também foram homenageados.
O ex-secretário da Secin, Carlos Silveira, recebeu uma medalha de honra ao mérito. O ex-prefeito Luiz Caetano foi congratulado simbolicamente em reconhecimento ao incentivo pela implantação do programa no Município.
Emocionada, a presidente da Tafe, Rosa Vidal, recebeu um troféu das mãos de uma das alunas da turma, pelos trabalhos sociais prestados a comunidade de Cajazeira de Abrantes, ao longo de 27 anos. “Esperamos que o programa seja ampliado e que mais capacitações estejam ao alcance do povo de Camaçari”, finalizou.