Programa específico de combate à tuberculose

Iwwa Agência
Publicado 15/02/2010 04:02:25

A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), desenvolve o programa de assistência integral às pessoas com tuberculose. O programa municipal é coordenado pela Atenção Básica, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, e investe no tratamento com equipe multidisciplinar, composta de técnicos, enfermeiros e médicos, além do fornecimento de um suporte nutricional (cesta básica), medicamentos específicos e na descentralização do atendimento.

Todas as unidades de saúde da rede básica fazem o diagnóstico e tratamento da doença. Camaçari está entre os 25 municípios prioritários da Bahia que investe no diagnóstico e controle. De acordo com a coordenadora do programa, Ana Iara, a principal dificuldade no combate à doença ainda é a falta de informação.

“Quanto mais informações as pessoas tiverem, mais rápido será o diagnóstico e as possibilidades de cura. Esse é o nosso principal objetivo”. Ainda segundo Iara, o município tem realizado inúmeras ações para o combate às doenças, como reciclagem periódica de técnicos e profissionais de saúde, além de campanhas de conscientização envolvendo a sociedade.

A meta para 2010 é identificar, no mínimo, 70% das pessoas com sintomas. O 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e a Secretaria de Saúde está articulando diversas atividades de mobilização, com o objetivo de identificar e tratar possíveis portadores da tuberculose no Município.

Foto:

Diagnóstico e tratamento são feitos nas unidades de saúde -

Mais Notícias

Horto Florestal será fechado para manutenção a partir desta quarta (28/9)

Horto Florestal será fechado para manutenção a partir desta quarta ...

Horto Florestal Linaldo da Silva comemora um ano de revitalização

Horto Florestal Linaldo da Silva comemora um ano de revitalização

Defesa Civil participa de reunião sobre segurança nas barragens da RMS

Defesa Civil participa de reunião sobre segurança nas barragens da RMS

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us