A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), desenvolve o programa de assistência integral às pessoas com tuberculose. O programa municipal é coordenado pela Atenção Básica, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, e investe no tratamento com equipe multidisciplinar, composta de técnicos, enfermeiros e médicos, além do fornecimento de um suporte nutricional (cesta básica), medicamentos específicos e na descentralização do atendimento.
Todas as unidades de saúde da rede básica fazem o diagnóstico e tratamento da doença. Camaçari está entre os 25 municípios prioritários da Bahia que investe no diagnóstico e controle. De acordo com a coordenadora do programa, Ana Iara, a principal dificuldade no combate à doença ainda é a falta de informação.
Quanto mais informações as pessoas tiverem, mais rápido será o diagnóstico e as possibilidades de cura. Esse é o nosso principal objetivo. Ainda segundo Iara, o município tem realizado inúmeras ações para o combate às doenças, como reciclagem periódica de técnicos e profissionais de saúde, além de campanhas de conscientização envolvendo a sociedade.
A meta para 2010 é identificar, no mínimo, 70% das pessoas com sintomas. O 24 de março é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e a Secretaria de Saúde está articulando diversas atividades de mobilização, com o objetivo de identificar e tratar possíveis portadores da tuberculose no Município.

Diagnóstico e tratamento são feitos nas unidades de saúde -