Programa é tema de reunião

Iwwa Agência
Publicado 28/05/2012 02:05:54

Termina nesta terça-feira (29/05), a II Reunião Intermunicipal do Família de Identidade – Diagnóstico do Programa Bolsa Família na Região Metropolitana. O encontro, aberto na manhã desta segunda-feira (28/05), com a presença do prefeito Luiz Caetano e representantes do governo do Estado, conta com a participação de dez municípios, incluindo Camaçari.

No intuito de construir um diagnóstico do programa na Região Metropolitana, a programação do evento inclui palestras, mesa redonda e apresentações da gestão do Bolsa Família nos municípios de Camaçari e Lauro de Freitas. Outra importante proposta do encontro é promover o aprimoramento da gestão do programa nos municípios, através da efetivação do trabalho intersetorial.

Durante a abertura do evento, Caetano falou da contribuição do Bolsa Família para a mudança do perfil social brasileiro nos últimos anos e salientou que a proposta é promover ainda mais ascensão social, através da oferta de capacitações sólidas para as pessoas, de forma que possibilite a conquista da autonomia financeira.

O fortalecimento das cadeias produtivas também foi apontado pelo prefeito como um importante caminho a ser seguido, “especialmente através do fortalecimento do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas”, frisou ao observar que “a construção da diferença tem sido nosso desafio constante e esse encontro, com certeza, irá contribuir para isso, através da troca de ideias e experiência”.

Também presente ao evento, o secretário de Relações Institucionais, Ademar Delgado, desejou aos participantes que aproveitem a oportunidade para aprimorar os conhecimentos e descobrir como fazer cada vez mais e melhor pelas pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. “Vamos trabalhar para que os beneficiários do Bolsa Família  conquistem a independência financeira e, no futuro, os filhos deles não precisem mais do benefício do programa”, convocou.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Social de Camaçari, Jailce Andrade, atualmente existem 24.434 famílias beneficiadas pelo Bolsa Família em Camaçari. Ainda segundo ela, já foram liberadas cerca de 5 mil bolsas das 8.390 autorizadas pelo governo federal, no ano passado, para contemplar as famílias que vivem em situação de extrema pobreza. “As demais serão liberadas conforme as equipes dos Cras e os agentes sociais identifiquem as famílias, através do processo de busca ativa”, informou a secretária.

A secretária comentou também que o Bolsa Família contempla todas as famílias cadastradas no Cadastro Único, que possuem renda per capita de até R$ 70,00. “Agora, o grande desafio de Camaçari é retirar tais famílias da situação de extrema pobreza, inclusive já estamos trabalhando para isso”, disse ao citar a oferta de capacitações e cursos profissionalizantes, como uma importante ação estruturante em execução no Município.

Na avaliação da técnica do Estado responsável pelo acompanhamento das ações do Bolsa Família na Região Metropolitana, Mércia Lima, o trabalho desenvolvido em Camaçari esta a contento. “Existem algumas fragilidades em relação à execução do programa, mas que não dependem apenas do Município, uma vez que envolve outros agentes, a exemplo da Caixa e do governo federal”, frisou.

A II Reunião Intermunicipal do Diagnóstico do Programa Bolsa Família de Identidade acontece no auditório 4, da Cidade do Saber. As atividades prosseguem até às 16h de terça-feira (29/05), horário marcado para o coquetel de encerramento.

A solenidade de abertura também contou com a participação dos vereadores Bispo Jair (PRB) e Carmem (PTB), além de Irani Oliveira Lessa, assessora do gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza da Bahia, Laura Bamberg, coordenadora de Apoio da Suas (Sistema Único de Assistência Social) e Marcos Pio, coordenador do projeto Presença e responsável pelo Bolsa Família na Secretaria da Educação do Estado.

Slideshow | 5 fotos

Programa é tema de reunião

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 5 de dezembro de 2021

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Apresentação de coral, prevista para este domingo (5), foi cancelada

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra Covid em Camaçari

Confira o calendário da semana de 6 a 10/12 para vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.