Programa é supervisionado

Iwwa Agência
Publicado 24/05/2013 05:05:55

A Sesau (Secretaria da Saúde) recebeu nesta sexta-feira (24/05) a visita técnica do representante da Coordenação Nacional do Provab (Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica), do Ministério da Saúde, Alexandre Sales. Ele veio à Camaçari para avaliar a execução do programa e observar a atuação dos 26 médicos nas 19 USFs (Unidades de Saúde da Família) da sede e da orla do Município. 

As inspeções técnicas acontecem periodicamente em todas as cidades que possuem o Provab. Esta é a primeira vez que o Município recebe a visita desde que o programa foi implantado, em abril deste ano. Acompanhado pela coordenadora das USFs e responsável pelas ações do Provab em Camaçari, Tamy Fonseca, o representante do Ministério conheceu a unidade de saúde da Piaçaveira e em seguida se reuniu com o secretário da Saúde, Vital Sampaio, e o diretor da Atenção Básica, José Vieira.

Na oportunidade, foi observada a estrutura da unidade, realizada uma reunião com os médicos que atuam na USF (Unidade de Saúde da Família), oportunidade em que o representante do Provab observou que os profissionais estão bastante empenhados na execução dos trabalhos. 

Na avaliação de Alexandre Sales, as condições em que o Provab atua no Município é muito positiva. “A forma com que a saúde é tratada em Camaçari demonstra o compromisso da administração municipal, sobretudo na oferta de serviços. Acreditamos que a vinda dos 26 médicos contribuiu e fortaleceu ainda mais a saúde da população”, ressaltou.

Para o secretário Vital Sampaio, o reconhecimento das ações do Provab no Município é muito gratificante, pois indica que os trabalhos voltados à saúde estão no caminho certo. “Sabemos que a saúde é uma das demandas mais importantes em uma cidade. A nossa intenção é melhorar e fazer cada vez mais pela população”, salientou.

 PROVAB

O programa foi criado em 2011 com objetivo de aprimorar a prestação de serviço na área de saúde da família, especialmente no que diz respeito à vulnerabilidade social, por meio de parcerias entre as esferas federal, estadual e municipal.

Entre as atribuições dos médicos que atuam no programa está a realização de um estudo da área que abrange a unidade de saúde na qual atuarão, no intuito de conhecer os principais problemas de saúde da comunidade. Os profissionais terão vínculo de um ano, período em que farão atendimentos por 32 horas semanais nas USFs.

O Provab ainda promove a valorização dos profissionais do segmento, oferecendo um curso de especialização de Saúde da Família, oferecido pela UFBA (Universidade Federal da Bahia).

Durante o programa, os médicos serão supervisionados por profissionais do Provab e da Sesau (Secretaria da Saúde).

Slideshow | 4 fotos

Programa é supervisionado

Mais Notícias

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de novembro de 2021

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.