O atual campeão brasileiro de karatê – na categoria sênior 60 kg – é morador do bairro Piaçaveira, Aldan Morais, 23 anos. O interesse pelo esporte surgiu ainda na infância, enquanto ele assistia o filme Karatê Kid e os longas estrelados pelo ator Jackie Chan. E foi nas escolinhas de rendimento da Sedel (Secretaria do Esporte e Lazer), aos 15 anos, que ele encontrou apoio para criar a própria história com o esporte e tornar real o sonho de ser um karateca.
Atualmente, vem da Sedel o incentivo para continuar a representar o Município nas diversas competições estaduais e nacionais. Aldan Morais é um dos contemplados pelo programa municipal Bolsa Atleta. “Essa é uma iniciativa muito importante da Prefeitura. A cidade tem muitos atletas que têm condições de participar de competições nacionais e internacionais e com esse auxílio, é possível comprar materiais esportivos, passagens e manter os treinamentos”, ressaltou o karateca, ao afirmar que o valor recebido por ele também é destinado para isso.
De acordo com Aldan Morais, os objetivos a serem alcançados no esporte são integrar a Seleção Brasileira e participar de competições internacionais. Além disso, o atleta torce para que o karatê se torne um esporte olímpico e que nas próximas Olimpiadas, em 2020, no Japão, ele possa participar.
Mesmo integrando a Askalin (Associação de Karate Litoral Norte), que tem parceria com a Sedel, Aldan Morais não foge das origens e continua realizando os treinamentos técnicos e físicos no Estádio Armando Oliveira. O técnico dele também é o mesmo dos tempos de escolinhas de rendimento da Sedel, professor Alberto Cunha.
O karateca concilia a vida de atleta com a de estudante de enfermagem e professor de informática. Ele conta que o esforço vale a pena, “pois os benefícios que o esporte oferece não tem preço”, disse Aldan, ao acrescentar que “dentre eles está disciplina, respeito, qualidade de vida e levar o nome de Camaçari para a Bahia, para o Brasil e quem sabe para o mundo”. O atleta está com viagem marcada para a cidade do Amazonas, onde irá participar de uma competição nacional. A passagem para o evento foi cedida pela Prefeitura.
TÍTULOS
Aldan Morais foi campeão brasileiro sênior/60kg, em 2014, bicampeão brasileiro universitário em 2014 e 2015, bicampeão brasileiro das etapas classificatórias para final do campeonato brasileiro em 2014 e 2015, além de ser tetra campeão baiano em 2010, 2013, 2014 e 2015. O atleta ainda recebeu o prêmio municipal Melhores do Ano, nas edições 2015 e 2016.
A trajetória vitoriosa no esporte fez com que o irmão mais novo de Aldan, João Antônio Morais, 15 anos, fosse praticar o esporte. Ele também é beneficiado pelo programa municipal Bolsa Atleta.
Aldan Morais é o atual campeão brasileiro de karatê na categoria sênior 60 kg -