Programa é divulgado nacionalmente

Iwwa Agência
Publicado 04/11/2010 03:11:10

Profissionais da Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) de Camaçari participam do Congresso Brasileiro de Hematologia e Hemoterapia, realizado em Brasília até esta segunda-feira (08/11). Esta é a segunda vez que o Município marca presença no encontro.

O Município está sendo representado pelo coordenador da Unifal, Tiago Novais, pela médica hematologista, Maria Mercês Borja, e pela farmacêutica bioquímica, Neide Almeida.

Os representantes apresentam os temáticas Epidemiologia dos pacientes com doença falciforme da Unifal entre 2009 e 2010; Gravidez de risco e a burocracia da rede pública; Perdas e ganhos na Unifal.

Segundo o coordenador do Programa de Atenção à Pessoa com Doença Falciforme, Tiago Novais, os trabalhos foram elaborados a partir das ações e do perfil dos pacientes cadastrados na Unifal.

Na Bahia, apenas oito Municípios dispõem de atendimento público com hematologista e hemoterapeuta. Camaçari integra esta lista e torna-se referência por dispor de uma Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme com atendimento de médico hematologista, assistente social, nutricionista, farmacêutico bioquímico, dentista, além de contar com um laboratório para exames bioquímicos que diagnosticam a doença falciforme.

A Unifal funciona no Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), localizado rua da Rodoviária, nº 178, Centro.

Mais informações sobre o atendimento na Unidade podem ser obtidas através do número 3621-3598.

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

Em outubro deste ano, o coordenador Tiago Novais integrou uma equipe de cooperação internacional do Ministério da Saúde.

A proposta do grupo foi apoiar a implantação do Programa sobre Doença Falciforme no Senegal, África. Na ocasião, foram realizadas atividades com médicos e dentistas.

Foto: Carol Garcia

Experiência da Unifal será apresentada em Brasília -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª dose para a terça (28/9) devem antecipar a vacina

Vacinação contra Covid segue nesta segunda (27) e aprazados da 2ª d...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 26 de setembro de 2021

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Camaçarienses que inspiram: Edicleia Pereira Dias

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.