Programa é discutido em reunão

Iwwa Agência
Publicado 03/05/2013 04:05:00

Em uma iniciativa inédita, o prefeito Ademar Delgado reuniu, na manhã desta sexta-feira  (03/05), as secretarias municipais da Habitação, da Infraestrutura, do Desenvolvimento Urbano e do Governo, além de representantes da Caixa Econômica, Ademi (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário), Secretaria Estadual do Desenvolvimento Urbano, Embasa e de construtoras, para tratar de assuntos referentes aos empreendimentos do programa federal Minha Casa, Minha Vida, em Camaçari.

O encontro, realizado na sala de reuniões do gabinete do prefeito, teve o intuito de levantar os possíveis problemas e discutir soluções a serem tomadas em curto, médio e longo prazo, sobretudo, no que diz respeito ao abastecimento de água, considerado um dos entraves para o avanço e conclusão dos empreendimentos no Município.

Na ocasião, o prefeito revelou que a administração municipal não medirá esforços para solucionar as problemáticas e se mostrou satisfeito em perceber que o interesse é compartilhado pelos representantes dos segmentos envolvidos no processo.

Referente aos residenciais Morada dos Sabiás e Morada dos Canários, localizados no bairro Jardim Limoeiro e que contemplam 868 apartamentos, ficou resolvido que, de forma emergencial, será construída uma linha de abastecimento de água de cerca de um quilômetro, custeada pela construtora responsável pelo empreendimento.

Em médio prazo, será perfurado um poço que integra o projeto global de abastecimento de água para o Município. A iniciativa foi antecipada para atender o empreendimento e garantir a entrega dos imóveis prevista para o mês de novembro deste ano.

O representante da Embasa, João Seixas, informou que a resolução definitiva para o fornecimento de água dos referidos empreendimentos vai acontecer a partir da concretização das obras do projeto geral de abastecimento de água do Município, que entra em processo licitatório neste mês e visa regularizar o fornecimento de água da sede e da orla.

Com relação aos residenciais Caminho do Mar 1, 2 e 3, situados nas proximidades da BA-530, mais conhecida como Estrada da Cetrel, já existe um poço que tem capacidade para atender de forma plena o empreendimento, falta apenas construir a linha de abastecimento e do reservatório apoiado, que serão executados pela Embasa e pela construtora responsável pela obra, respectivamente. A conclusão do referido processo está prevista para o final de julho. Após a finalização dos trâmites documentais serão entregues os 1.500 apartamentos, previstos para setembro.

As obras dos empreendimentos Parque das Algarobas 1, 2 e 3, localizados no bairro Santa Maria estão bastante avançadas e serão retomadas em breve, conforme anunciou a Caixa.

A Embasa informou ainda que o projeto geral de abastecimento de água para o Município, tanto da sede quanto da orla, contempla a construção de cinco sistemas de água. O Camaçari Sede terá o edital lançado no final do ano. Os sistemas Machadinho e Barra do Pojuca, previamente selecionados pelo PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), se concretizada a seleção, terá o edital publicado em janeiro de 2014, com previsão de execução em 24 meses. Os sistemas de Jordão e Parafuso estão em fase de estudos iniciais.

O secretário do Governo, Sergio Paiva, agendou uma nova reunião para o dia 21, às 9h, na qual a Embasa se pronunciará com relação à sistemática das cartas de viabilização, que possibilitam as empresas contratar os empreendimentos junto à Caixa, bem como discutir de forma pontual os demais empreendimentos em fase de projeto, que somam um total de 7 mil novas unidades habitacionais.

A reunião contou ainda com a presença do secretário dos Serviçoes Públicos, Zé de Elisio.

 

Foto: Marcelo Ferrão

Prefeito reúne para discutir o Minha Casa, Minha Vida -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Vacinação contra Covid-19 retorna nesta segunda-feira (18) em Camaçari

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 17 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 16 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.