Camaçari é a única cidade brasileira utilizada como objeto de estudo pelo pesquisador francês, Sebastien Fleuret, da Université dAngers. O objetivo do doutor em geografia da saúde é estudar como se constrói a oferta de cuidados básicos da saúde à nível local.
O estudo está sendo realizado em quatro países: França, Canadá, Mali (continente africano) e Brasil. O Brasil foi escolhido por ter desenvolvido o Saúde da Família, conhecido internacionalmente como um programa eficaz.
Camaçari foi selecionado após ser apontado pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBa) como exemplo de sucesso, e uma cidade onde o estudo teria a possibilidade de ver vários aspectos da atenção básica de saúde.
Acompanhado do médico e tradutor David Rasella, o pesquisador Sebastien Fleuret gostou do trabalho desenvolvido na unidade do Saúde da Família de Catú de Abrantes. Encontrei uma realidade muito interessante e fiquei bastante impressionado com a divisão de território, o trabalho dos agentes comunitários de saúde e, principalmente, a integração da equipe de profissionais. A unidade será objeto do seu estudo em Camaçari.
Durante encontro com a secretária da Saúde, Efigênia Cardoso, o pesquisador francês demonstrou interesse em conhecer mais sobre a realidade da saúde no Município. Sebastien Fleuret visitou a unidade de Saúde da Família do Phoc 3 e a Unidade básica de Saúde da Gleba E.
Além de ouvir o poder público, a pesquisa inclui entrevistas com os profissionais da saúde, conselhos municipais e os usuários do sistema público de saúde.

Pesquisador se reuniu com a secretária Efigênia Cardoso -