Programa de saúde municipal atrai pesquisador internacional

Iwwa Agência
Publicado 05/06/2009 11:06:33

Camaçari é a única cidade brasileira utilizada como objeto de estudo pelo pesquisador francês, Sebastien Fleuret, da Université d’Angers. O objetivo do doutor em geografia da saúde é estudar como se constrói a oferta de cuidados básicos da saúde à nível local.

O estudo está sendo realizado em quatro países: França, Canadá, Mali (continente africano) e Brasil. O Brasil foi escolhido por ter desenvolvido o Saúde da Família, conhecido internacionalmente como um programa eficaz.

Camaçari foi selecionado após ser apontado pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBa) como exemplo de sucesso, e uma cidade onde o estudo teria a possibilidade de ver vários aspectos da atenção básica de saúde.

Acompanhado do médico e tradutor David Rasella, o pesquisador Sebastien Fleuret gostou do trabalho desenvolvido na unidade do Saúde da Família de Catú de Abrantes. “Encontrei uma realidade muito interessante e fiquei bastante impressionado com a divisão de território, o trabalho dos agentes comunitários de saúde e, principalmente, a integração da equipe de profissionais”. A unidade será objeto do seu estudo em Camaçari.

Durante encontro com a secretária da Saúde, Efigênia Cardoso, o pesquisador francês demonstrou interesse em conhecer mais sobre a realidade da saúde no Município. Sebastien Fleuret visitou a unidade de Saúde da Família do Phoc 3 e a Unidade básica de Saúde da Gleba E.

Além de ouvir o poder público, a pesquisa inclui entrevistas com os profissionais da saúde, conselhos municipais e os usuários do sistema público de saúde.

Foto: Agnaldo Silva

Pesquisador se reuniu com a secretária Efigênia Cardoso -

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega 29 cadeiras de rodas para usuários do CER II

Prefeito Elinaldo entrega 29 cadeiras de rodas para usuários do CER II

Campeonato Baiano de Futebol Feminino é o destaque do fim de semana esportivo

Campeonato Baiano de Futebol Feminino é o destaque do fim de semana...

Fonte do Buraquinho recebe visita de alunos da rede municipal

Fonte do Buraquinho recebe visita de alunos da rede municipal

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us