Programa de incentivo à leitura é retomado em Camaçari

Iwwa Agência
Publicado 18/07/2017 02:07:47

O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) – que tem por objetivo ser uma rede de referência em valorização social da leitura e da escrita, presente em todo país, com qualidade, diversidade e inovação – será retomado em Camaçari. O programa foi uma iniciativa implantada ainda na segunda gestão do atual vice-prefeito, José Tude, então prefeito na época.

O lançamento do Comitê Gestor do Proler, que contará com representantes da sociedade civil organizada, do poder público, da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e do Conselho Municipal de Cultura marcou a volta das atividades e aconteceu na Cidade do Saber. O programa será gerido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Para a secretária da pasta, Márcia Tude, a importância da retomada das atividades do programa se configura como um novo momento no cenário da leitura do município. “Reativar o Proler significa resgatar o sentimento adormecido em uma grande parcela da comunidade camaçariense que pensa e faz ações de literatura e leitura na cidade”, pontuou. Márcia Tude informou ainda que a reabertura do Comitê Gestor do Proler integra uma das ações do programa "Vamos Ler Camaçari", que será apresentado posteriormente à comunidade.

O Proler tem por finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e de escrita críticas e criativas. Isto implica articular a leitura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura e integrar as práticas de leitura aos hábitos espontâneos da sociedade, constituindo, dentro e fora da biblioteca e escola, uma sociedade leitora na qual a participação dos cidadãos no processo democrático seja efetiva.

Ao comitê gestor cabe dedicar-se a estabelecer diretrizes que consolidem ações e planos na área do livro e da leitura e promovam ações de fortalecimento deste programa sem determinar a direção e ritmo de crescimento dessa rede, mas coligando os fios existentes, promovendo o diálogo entre diferentes concepções e iniciativas.

Foto: Reprodução

O Proler objetiva a valorização social da leitura e da escrita -

Mais Notícias

Desfiles de blocos animam o último dia do Festival de Arembepe 2023

Desfiles de blocos animam o último dia do Festival de Arembepe 2023

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto Martins nesta terça-feira (21)

Encontro dos Povos de Matrizes Africanas acontece no Teatro Alberto...

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

SESAU Fila Zero contabiliza 2.469 cirurgias eletivas realizadas

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us