O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) – que tem por objetivo ser uma rede de referência em valorização social da leitura e da escrita, presente em todo país, com qualidade, diversidade e inovação – será retomado em Camaçari. O programa foi uma iniciativa implantada ainda na segunda gestão do atual vice-prefeito, José Tude, então prefeito na época.
O lançamento do Comitê Gestor do Proler, que contará com representantes da sociedade civil organizada, do poder público, da Limpeza Pública de Camaçari (Limpec) e do Conselho Municipal de Cultura marcou a volta das atividades e aconteceu na Cidade do Saber. O programa será gerido pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
Para a secretária da pasta, Márcia Tude, a importância da retomada das atividades do programa se configura como um novo momento no cenário da leitura do município. “Reativar o Proler significa resgatar o sentimento adormecido em uma grande parcela da comunidade camaçariense que pensa e faz ações de literatura e leitura na cidade”, pontuou. Márcia Tude informou ainda que a reabertura do Comitê Gestor do Proler integra uma das ações do programa "Vamos Ler Camaçari", que será apresentado posteriormente à comunidade.
O Proler tem por finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e de escrita críticas e criativas. Isto implica articular a leitura com outras expressões culturais, propiciar o acesso a materiais escritos, abrir novos espaços de leitura e integrar as práticas de leitura aos hábitos espontâneos da sociedade, constituindo, dentro e fora da biblioteca e escola, uma sociedade leitora na qual a participação dos cidadãos no processo democrático seja efetiva.
Ao comitê gestor cabe dedicar-se a estabelecer diretrizes que consolidem ações e planos na área do livro e da leitura e promovam ações de fortalecimento deste programa sem determinar a direção e ritmo de crescimento dessa rede, mas coligando os fios existentes, promovendo o diálogo entre diferentes concepções e iniciativas.

O Proler objetiva a valorização social da leitura e da escrita -