Um sistema de tecnologia da informação integrado, padronizado, que possa servir como um instrumento de organização, controle, transparência e estruturação da gestão do Município. Com este objetivo, a Prefeitura de Camaçari pretende implantar, em 2010, o e-cidade.
O sistema é um software público e foi lançado recentemente no 1º Encontro Nacional de Tecnologia da Informação para os Municípios, em Brasília (DF). O secretário municipal da Administração, Ademar Delgado, esteve presente ao evento.
Desenvolvido para integrar áreas como educação, controle de medicamentos, orçamento, finanças públicas, recursos humanos e tributários, a solução também permite gerir serviços que prestam atendimento ao cidadão.
Com o e-cidade é possível também registrar prestação de contas e gerenciar procedimentos como pagamentos de diárias.
O sistema possibilita ainda, o controle dos imóveis, das obras executadas e da dívida ativa do município, além da consulta a processos administrativos e as informações relativas ao Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).
A liberação do e-cidade é fruto de uma parceria entre a empresa Dbselller e a Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento. Entre as funcionalidades, estão autorização, emissão e liquidação de empenhos totalmente integrados ao processo de aquisições e emissão de notas fiscais.
Segundo o coordenador da Central de Gestão da Tecnologia da Informação (CGTI) de Camaçari, Bruno Moura, o encontro é um divisor de águas no que se refere à tecnologia da informação. Ele salienta também que a implantação do sistema de software público em Camaçari, além de diminuir os custos financeiros, vai agilizar os trâmites burocráticos da administração.