Programa de atenção ao falciforme é destaque

Iwwa Agência
Publicado 30/09/2009 11:09:39

A experiência de sucesso na implantação do Programa Municipal de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme será apresentada em Belo Horizonte (MG), entre os dias 3 e 7 de outubro.

A equipe da Secretaria da Saúde de Camaçari (Sesau) viaja nesta sexta-feira (02/10) para explanação das quatro ações que estão sendo desenvolvidas na cidade.

Os trabalhos integram a programação do 5º Simpósio Brasileiro de Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias e Encontro Pan- Americano para Doença Falciforme.

Serão apresentados o Perfil da Hemoglobina S em Cordoaria, a Prevalência do Traço e da Doença Falciforme em Crianças do Município – 2001 a 2009, Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme em Camaçari: Integralizando as Ações na Atenção Básica, mais o Perfil das Pessoas com Doença Falciforme atendidas na Unifal (Unidade de Apoio as Pessoas com Doença Falciforme) no ano de 2009.

Em Camaçari, o atendimento ao grupo é feito pela Unifal, que oferece orientação familiar, atividades e palestras educativas, mais o encaminhamento a unidades de saúde para aquisição de exames laboratoriais, medicamentos e vacinas especiais. Também é garantido acompanhamento com hematologista, assistente social, odontólogo, farmacêutico bioquímico e encaminhamento para hospitais de referência.

Atualmente, mais de 300 pessoas estão cadastradas na Unifal. Os pacientes são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou chegam através de demanda própria. A estrutura faz parte do Programa Municipal de Atenção Integral as Pessoas com Doença Falciforme, que é desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde (MS).

Segundo o coordenador da Unifal, Tiago Novais, Camaçari é pioneira na Bahia na implantação de uma unidade especializada no atendimento a pessoa com doença falciforme. “Antes da construção da Unidade de Apoio os pacientes eram encaminhados para tratamento na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba)”, diz.

Ele ainda informa que as quatro experiências a serem apresentadas em Belo Horizonte foram publicadas na Revista Brasileira de Hematologia, o que projeta as ações do Município em nível nacional.

A Unifal faz parte do Centro de Unidades de Apoio e Referência em Saúde (Cuidar), que reúne, em uma só estrutura, outras duas importantes especialidades, o Centro Multiprofissional de Reabilitação Física (Cempre) e o Centro de Oncologia (Ceonc). O Cuidar funciona na rua da Rodoviária, 178, Centro.

DIA NACIONAL
A Secretaria da Saúde (Sesau) realiza entre os dias 26 e 30 de outubro, a 1ª Semana Municipal da Pessoa com Doença Falciforme. Na ocasião estão programadas diversas atividades. A iniciativa acontece em referência ao Dia Nacional, em 27 do próximo mês.

Foto: Agnaldo Silva

Unidade modelo de Camaçari funciona no Cuidar -

Mais Notícias

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Feira Multicultural e Ambiental é iniciada na Costa do município

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Prefeitura investe em mais uma capacitação para os servidores

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Seduc recebeu Diego Copque no Café com Prosa nesta sexta (26/11)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.