Programa da Limpec é expandido

Iwwa Agência
Publicado 10/07/2012 03:07:11

O simples ato de separar o lixo e depositá-lo em pontos de coleta seletiva ganha cada vez mais adeptos em Camaçari. Desde quando foi implantado pela Limpec, em 2011, o programa Camaçari Coleta da Gente recolheu mais de 33 toneladas de resíduos recicláveis em 14 postos de coleta instalados na cidade.

Através do programa, o Município consegue reciclar 30% do total do lixo comum. Diariamente, são produzidas 200 toneladas de resíduos domiciliares, além do material reciclável pré-selecionado pelos moradores.

Implantado inicialmente em cinco condomínios da cidade, o Camaçari Coleta da Gente foi expandido e hoje conta com os PEVs (Pontos de Entregas Voluntárias). Atualmente, a coleta acontece em nove condomínios e em três PEVs, situados na sede e na orla do Município. O programa ainda disponibiliza containers para coleta de resíduos na Casa do Trabalho e na Câmara Municipal.

No condomínio Verde Ville, local onde está instalado um dos postos de coleta seletiva, a dona de casa Marilene Mascarenhas conta que a reciclagem se tornou um hábito da família. “Reciclar é higiene, é saúde, sem contar que o material ainda gera renda para outras pessoas”, explica.

A proposta da Limpec é implantar, ainda este ano, a coleta seletiva nos bairros. A iniciativa será realizada pelas cooperativas cadastradas no órgão, através de visita diária às residências.

Na avaliação do ambientalista Durval Borges, a coleta seletiva ajuda a preservar o meio ambiente, como influencia também na cultura da sociedade. “O ato de ter equipemantos disponíveis para a coleta faz com que as pessoas exercitem o hábito de separar o lixo”, disse.

O material recolhido através da coleta seletiva é levado para uma cooperativa do Município, onde é prensado e revendido, enquanto o resíduo orgânico é encaminhado para o aterro sanitário.

 

 

 

Foto: Marcelo Ferrão

Reciclagem tem se tornado hábito no Município -

Mais Notícias

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

Sesau promove Maio das PICS na Desembargador Montenegro

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

IV Fórum Internacional Mês África acontece nesta quinta (25)

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Vacinação contra Covid continua nesta quinta (26) em Camaçari

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.