Programa da Limpec é expandido

Iwwa Agência
Publicado 10/07/2012 03:07:11

O simples ato de separar o lixo e depositá-lo em pontos de coleta seletiva ganha cada vez mais adeptos em Camaçari. Desde quando foi implantado pela Limpec, em 2011, o programa Camaçari Coleta da Gente recolheu mais de 33 toneladas de resíduos recicláveis em 14 postos de coleta instalados na cidade.

Através do programa, o Município consegue reciclar 30% do total do lixo comum. Diariamente, são produzidas 200 toneladas de resíduos domiciliares, além do material reciclável pré-selecionado pelos moradores.

Implantado inicialmente em cinco condomínios da cidade, o Camaçari Coleta da Gente foi expandido e hoje conta com os PEVs (Pontos de Entregas Voluntárias). Atualmente, a coleta acontece em nove condomínios e em três PEVs, situados na sede e na orla do Município. O programa ainda disponibiliza containers para coleta de resíduos na Casa do Trabalho e na Câmara Municipal.

No condomínio Verde Ville, local onde está instalado um dos postos de coleta seletiva, a dona de casa Marilene Mascarenhas conta que a reciclagem se tornou um hábito da família. “Reciclar é higiene, é saúde, sem contar que o material ainda gera renda para outras pessoas”, explica.

A proposta da Limpec é implantar, ainda este ano, a coleta seletiva nos bairros. A iniciativa será realizada pelas cooperativas cadastradas no órgão, através de visita diária às residências.

Na avaliação do ambientalista Durval Borges, a coleta seletiva ajuda a preservar o meio ambiente, como influencia também na cultura da sociedade. “O ato de ter equipemantos disponíveis para a coleta faz com que as pessoas exercitem o hábito de separar o lixo”, disse.

O material recolhido através da coleta seletiva é levado para uma cooperativa do Município, onde é prensado e revendido, enquanto o resíduo orgânico é encaminhado para o aterro sanitário.

 

 

 

Foto: Marcelo Ferrão

Reciclagem tem se tornado hábito no Município -

Mais Notícias

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para 12 anos acima

Vacinação contra Covid-19 continua nesta quinta (21) e retoma para ...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 20 de outubro de 2021

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema de reunião

Realização da Semana Global do Empreendedorismo em Camaçari é tema ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.