Começou hoje (22/02) mais uma edição do curso Cozinha Brasil em Camaçari. A novidade é que desta vez as vagas foram destinadas a merendeiras e agentes comunitários de saúde. A proposta é ensinar aos multiplicadores a utilizar os alimentos com qualidade e de baixo custo.
Inicialmente, foram oferecidas 40 vagas. No entanto, a procura foi tão grande – 115 inscrições -, que as vagas foram ampliadas. A carga horária é de 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12 e das 13h às 17h. O curso está sendo ministrado na antiga Vaca Mecânica, atual Banco de Alimentos, no centro de Camaçari.
O conteúdo programático é o mesmo destinado à comunidade, só muda o foco na higienização e armazenamento de alimentos. São pessoas que manipulam alimentos diariamente para um número grande de pessoas, afirma a nutricionista Maria de Lourdes Alves, que ministra o curso.
Desde o início do projeto, o curso formou mais de 400 pessoas no Município. Para a merendeira Valdelice Pereira, o melhor do curso é a preocupação em preparar receitas saborosas e que previnam doenças. Já fiz o curso e resolvi repetir para aprender possíveis novidades. Aplico as técnicas no trabalho e em casa.
Para participar, os alunos recebem um kit com todos os subsídios de suporte ao aprendizado, como folder informativo, revista educativa, lápis, caderno, avental e um livro de receitas.
O princípio básico do Sesi Cozinha Brasil é o aproveitamento integral dos alimentos, preparo de uma alimentação com baixo custo e alto valor nutritivo, respeitando os recursos regionais para a elaboração de refeições saudáveis e saborosas. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o Sesi.

O curso é destinado à merendeiras e agentes de saúde -