Programa certifica mais de 400 beneficiários do Bolsa Família

Iwwa Agência
Publicado 07/07/2011 03:07:33

O Programa Próximo Passo, em Camaçari, formou mais 400 pessoas na área de construção civil, todas oriundas de famílias cadastradas pelo Programa Bolsa Família.

A cerimônia de certificação, realizada nesta quinta-feira (07/07), no Teatro da Cidade do Saber, contou com a participação do prefeito Luiz Caetano.

Desde que o projeto foi implantado no Município, em 2009, cerca de 1.700 pessoas participaram dos cursos de qualificação profissional. Para o prefeito Caetano, este foi um projeto acertado do governo Federal, pois mantém aquecida a economia do país e prepara os futuros profissionais para o competitivo mercado de trabalho.   

“Não basta ter uma cidade linda, é preciso qualificar o cidadão para melhorar o desenvolvimento social e econômico”, analisou o prefeito, para, em seguida, citar os projetos que estão em fase de execução no Município. “Daqui a 30 dias começam as obras do Centro Comercial e, em breve, iremos apresentar o projeto de revitalização do Rio Camaçari”.      

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos também acompanhou a formatura das turmas do Próximo Passo, compostas predominantemente por mulheres. “Este certificado do Senai abre muitas portas. Aproveitem as oportunidades e sigam em frente”, aconselhou o secretário para os formandos.   

Para a secretária do Desenvolvimento Social de Camaçari, Jailce Andrade, o grande desafio agora é inserir as mulheres na área de construção civil, até então ocupada por homens. “Existe um grande preconceito ainda, por acharem que as mulheres são frágeis e não vão conseguir desenvolver trabalhos braçais”, observou.

Pensando no assunto, a Sedes está criando uma Cooperativa de Serviços na área de construção civil, voltada para todos os públicos, em especial para as mulheres. Cerca de 500 pessoas já manifestaram interesse em participar. “Vamos quebrar esta barreira do preconceito”, convoca a secretária Jailce.   

Entrar no mercado de trabalho é o próximo passo para os formandos que concluíram os cursos de azulejista, encanador, montador de andaimes e de ferragens, eletricista, pintor, reparador e pedreiro. Para a formanda Maria Rosa dos Santos, a conclusão do curso de montador de andaime representa a realização de um sonho. “Fico muito feliz de receber este certificado. As mulheres são capazes de ocupar todos os espaços, só precisam ter força de vontade”.

De acordo com a Sedes, mais de 60% dos alunos que concluíram os cursos de construção civil do Programa Próximo Passo estão inseridos no mercado de trabalho ou realizam atividades laborativas, como profissionais autônomos.    

O Próximo Passo é um programa do governo Federal em parceria com o governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia. No Município, o projeto voltado para pessoas cadastradas no Programa Bolsa Família é executado pela Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social).

Participaram do evento os secretários de Governo, Francisco Franco, da Administração, Ademar Delgado, e da Cidadania e Inclusão, Carlos Silveira, além do subsecretário de Governo, Ivanildo Antônio, e do presidente da Câmara Municipal, vereador Zé de Elisio (PT do B).

Marcaram presença também a chefe do gabinete da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Mara Moraes, o representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Raul Gustavo, a superintendente estadual do Desenvolvimento do Trabalho, Maria Thereza Andrade e a diretora da Cidade do Saber, Ana Lúcia Silveira.

Slideshow | 3 fotos

Programa certifica mais de 400 beneficiários do Bolsa Família

Mais Notícias

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segunda dose neste sábado (25)

Vacinação contra Covid segue para pessoas de 18 anos acima e segund...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 24 de setembro de 2021

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado para empréstimo

Acervo de figurinos do Teatro da Cidade do Saber é disponibilizado ...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.