Mais 207 estudantes da rede pública do Município foram certificados pelo Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A cerimônia de conclusão das atividades deste semestre aconteceu na manhã desta terça-feira (10/06), na Escola Municipal do Natal, no bairro Natal, uma das quatro unidades de ensino beneficiadas com a 16ª edição do programa.
Na oportunidade, foram certificados 45 estudantes das duas turmas do 4º ano do ensino fundamental I. Dentre eles, Susana Oliveira, de 9 anos, que ficou bastante empolgada com os ensinamentos nos três meses de curso. “Aprender sobre como não se envolver com drogas, através de brincadeiras, foi a melhor parte”, revelou a menina, que prometeu seguir e passar adiante o aprendizado.
Os alunos receberam os certificados emitidos pelo Departamento de Ensino da Polícia Militar e fizeram o juramento do Proerd. Na oportunidade, eles se comprometeram a ficar afastados das drogas e da violência. Junto com os servidores da escola, os estudantes cantaram o Hino Nacional e prestaram depoimentos e agradecimentos aos policiais do 12º BPM (Batalhão da Polícia Militar) de Camaçari que desenvolvem as atividades.
A auxiliar administrativo, Clebia de Oliveira, de 31 anos, mãe da estudante Susana Oliveira e de mais três filhos, falou sobre a importância da parceria entre o governo e a polícia para ajudar as famílias a combater a criminalidade na sociedade. “A educação primordial vem de dentro de casa, mas a escola é fundamental nesse papel. Sempre reforço a questão da violência e das drogas com os meus filhos”, ressaltou.
Além das duas turmas da Escola Municipal do Natal, foram certificadas seis turmas das escolas Conceição de Maria, em Parafuso, Neuza Menezes Barreto, no Parque Satélite, e a Escola Hidelbrando Lima Filho, no Parque das Mangabas.
Fruto de parceria entre a Prefeitura, através da Seduc (Secretaria de Educação), e o 12° BPM de Camaçari, o Proerd é um programa de educação preventiva que visa alertar estudantes, com idades entre 9 e 12 anos, sobre os malefícios causados pelas drogas e violência.
Com ações realizadas uma vez por semana, o curso conta com palestras, atividades lúdicas, noções sobre cidadania e visita às instalações do 12° Batalhão da Polícia Militar de Camaçari.
O programa, ministrado por policiais capacitados pelo Curso de Formação de Instrutores do Proerd, beneficiou mais de 4 mil estudantes da rede municipal de ensino, desde 2006.