Médicos, enfermeiras, técnicos, auxiliares de enfermagem, assistentes administrativos e vigilantes da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Gravatá participaram, na manhã desta terça-feira (08/12), da Oficina de Formação Amamenta e Alimenta Brasil.
Iniciativa do Ministério da Saúde, o programa prepara os profissionais que atuam nas unidades de saúde de Camaçari para que se tornem multiplicadores das estratégias que apoiam os valores da prática do aleitamento materno e da alimentação saudável. Após o treinamento, os 30 profissionais da UBS do Gravatá podem acompanhar as famílias e orientá-las com propriedade sobre a importância da amamentação, principalmente na primeira infância.
Em Camaçari, a ação já contemplou os profissionais das USFs (Unidade de Saúde da Família) dos bairros Santo Antônio, Verdes Horizontes e Ponto Certo, além das unidades de Barra do Pojuca, Barra do Jacuípe e Jauá, e da UBS de Monte Gordo.
O agente comunitário Roberto Carlos Rezende destacou que os profissionais da saúde são “desafiados todos os dias a esclarecer e estimular as mães sobre a importância do aleitamento e explicar que amamentar é a primeira prática de amor para o recém-nascido”, comentou o profissional que atua há 17 anos em Camaçari.
O programa é promovido em parceira com a Sesau (Secretaria da Saúde), por meio da Política Nacional de Alimentação e Nutrição e da Política Nacional de Aleitamento Materno.