A Secretaria de Saúde de Camaçari, em parceria com o Grupo de Apoio à Criança com Câncer (Gaac), realiza nesta sexta-feira (12/03), das 8h às 12h, na Casa do Trabalho, um seminário de sensibilização para capacitar os profissionais de saúde do Município para o diagnóstico precoce do câncer na criança e no adolescente.
O principal objetivo é capacitar e sensibilizar os profissionais para detectar, de forma precisa e precoce, os sinais e sintomas dos principais tipos de câncer infanto-juvenil. A abertura oficial acontece 9h, com a presença do secretário de Saúde, Camilo Pinto.
Em seguida, o espaço será aberto para palestras, debates e mesa redonda com especialistas em Oncologia Pediátrica e demais autoridades de saúde do Município. Ao todo, serão 220 profissionais capacitados entre médicos, enfermeiros, odontológos dos PSF, assistentes socias, pediatras, agentes comunitários de saúde e profissionais de gestão.
A temática abordada pretende debater o atual cenário do câncer na infância e adolescência, além de ampliar o olhar dos profissionais de saúde, frente ao paciente oncológico pediátrico.
Durante o seminário, os profissionais receberão módulos teóricos para subsidiar o debate em discussão. Entre os convidados estará presente Roberto Menezes, presidente do Gaac, José Marcio Maia Gomes, superintendente da Fabamed (Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na área de saúde), Zulmira Guimarães, diretora do departamento da Atenção Básica do Município.
A realização é do evento é do Gaac (Grupo de Apoio á Criança com Câncer), sob Coordenação Executiva da Fabamed (Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde) e apoio do Instituto Ronnald Mcdonald e Inca (Instituto Nacional de Câncer).