Programa capacita moradores

Iwwa Agência
Publicado 09/12/2014 05:12:56

O mercado de trabalho de Camaçari está prestes a receber mais 78 profissionais capacitados, que irão atuar nas áreas de operador de plataforma elevatória e de empilhadeira. Eles estão em fase de conclusão dos cursos, oferecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Trabalhador.

Com 160 horas/aulas, o curso de operador de empilhadeira encerra nesta sexta-feira (12/12). Enquanto o de operador de plataforma elevatória, que tem 240 horas, termina no próximo dia 19. Os alunos dos cursos profissionalizantes realizam aulas práticas, nos turnos matutino e vespertino, na área verde da Casa do Trabalho.

Com uma vasta área de atuação no setor operação de plataformas em movimentação e elevação de cargas em geral, a exemplo de depósitos e indústrias, os alunos, que se dividem entre o público masculino e feminino, estão ansiosos para conquistar uma colocação no mercado de trabalho.

É o caso de Cátia da Silva, de 36 anos. O crescimento profissional foi um dos fatores que motivou ela a fazer o curso. Além do diferencial na área, que tem uma cultura de empregar mais pessoas do sexo masculino. “Colocar em prática os ensinamentos e provar que a mulher também tem habilidade na profissão é o que eu mais quero”, declarou a moradora do bairro Alto da Cruz.

Os cursos do Pronatec Trabalhador são divididos em três módulos, o básico, o específico e o prático. O primeiro aborda conteúdos comuns a todos os cursos, como português, matemática, informática básica e relações interpessoais, enquanto o segundo é formado por disciplinas específicas de cada capacitação. Por fim, é realizada a parte prática das aulas com maquinários.

As capacitações do Pronatec Trabalhador são oferecidas por meio de uma ação conjunta entre a Prefeitura, através da Sedec (Secretaria do Desenvolvimento Econômico), e o Sest/Senat (Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

A oferta dos cursos gratuitos de educação profissional e tecnológica, por meio do Pronatec Trabalhador, é do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) e é destinada aos beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do governo federal.

A parte teórica dos cursos profissionalizantes, que teve início em 27 de outubro, aconteceu na sede do Ciat (Centro de Integração e Apoio ao Trabalhador).

 

Slideshow | 4 fotos

Programa capacita moradores

Mais Notícias

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Prefeito Elinaldo entrega oficialmente a iluminação do Natal de Luz

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 2 de dezembro de 2021

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Sesau realiza Dia D da vacinação contra Covid neste sábado (4)

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.