Programa beneficia população

Iwwa Agência
Publicado 06/11/2012 01:11:37

O Programa de Internação Domiciliar em Camaçari beneficia 36 pacientes. Iniciada há dois meses, a iniciativa envolve ampla cobertura de serviços, desde o fornecimento de medicamentos, materiais e assistência médica, através de visitas diárias, semanais ou quinzenais, dependendo do quadro clínico do paciente.  

Com capacidade para atender 60 pacientes, o serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por dois médicos clínicos, enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem, assistente social, assistente administrativo, fonoaudióloga, nutricionista e fisioterapeuta. O programa visa reintegrar o paciente ao núcleo familiar e proporcionar assistência humanizada, através da aproximação da equipe de saúde com a família.

De acordo com a coordenadora da equipe de Internação Domiciliar, Leane Batista, o serviço funciona como um hospital móvel e é voltado para o atendimento de pacientes que não apresentam mais um quadro agudo da doença e podem se reabilitar em casa, sem a necessidade de ocupar leitos no hospital. “Temos conseguido bastante êxito com o programa, pois o contato com os familiares tem contribuído muito para a recuperação dos pacientes que recebem dedicação e amparo dos entes queridos”, informa.

Ainda segundo a coordenadora, a Internação Domiciliar é desenvolvida em parceria com a família, uma vez que os familiares recebem orientação e são instruídos a dar continuidade ao tratamento em casa.

A aposentada Maria Serra,74 anos é uma das contempladas com o programa e recebe medicamentos e visitas semanais da fisioterapeuta e quinzenais do médico clínico e nutricionista. Para ela, o cuidado dos familiares e o aconchego do lar ajudam muito na recuperação, além de “não ter o risco de pegar uma infecção hospitalar”, observa.  

Para o marido Júlio Ribeiro, 70 anos, o atendimento em casa é agradável e mais cômodo também para a família, que pode se revezar no cuidado do paciente. “No hospital nem sempre tinha pessoas para dormir com ela e em casa podemos administrar melhor o tempo e dividir as tarefas”, explica.

Desenvolvido pelo governo federal, em parceria com a Fundação Estatal da Saúde da Família e a Sesab (Secretaria da Saúde da Bahia), o programa de Internação Domiciliar teve início no Município no dia 11 de setembro de 2012. O setor fica instalado na parte ambulatorial do HGC (Hospital Geral de Camaçari).

 

 

Foto: Marcelo Ferrão

Maria Serra beneficiada com a Internação Domiciliar -

Mais Notícias

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

Palestras marcam abertura da 11ª Conferência dos Direitos da Crianç...

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Rio Camaçari

Defesa Civil e construtora se reúnem com comerciantes da Avenida Ri...

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra Covid em Camaçari

Paralisação dos servidores municipais impacta na vacinação contra C...

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.

AFFPAY AFFPAY Signup AFFPAY Loginp AFFPAY Affiliates Terms AFFPAY Advertisers Terms AFFPAY Privacy Policy AFFPAY FAQ AFFPAY Contact us