Programa beneficia mais de 3 mil pessoas

Iwwa Agência
Publicado 21/11/2012 12:11:58

Mais de 3 mil pessoas foram beneficiadas pelo Programa Municipal de Complementação Alimentar da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde). A iniciativa atende especialmente aos moradores que apresentam desvios nutricionais, que têm alergias alimentares ou patologias que interferem diretamente no quadro nutricional.

O programa representa um investimento anual de aproximadamente R$ 600 mil. Além do acompanhamento médico, os beneficiários contam com suportes nutricionais baseados no estado clínico de cada um, que vão desde cestas básicas até suplementos e fórmulas utilizadas como complemento ao tratamento medicamentoso.

Entre as pessoas atendidas estão pacientes em tratamento com quadros de tuberculose, hanseníase, câncer, HIV, diabetes, desnutrição e desnutrição grave, além dos bebês que não podem ser amamentados pelas mães, assim como crianças que possuem APLV (Alergia à Proteína do Leite da Vaca) ou que apresentem alergia cruzada, quando são intolerantes aos leites de vaca e de soja.

Para dar assistência aos moradores de Camaçari, a rede do Programa Municipal de Complementação Alimentar dispõe de 312 agentes comunitários de saúde. Recentemente, eles receberam 311 balanças antropométricas para serem utilizadas nas visitas domiciliares.

Os equipamentos são utilizados para o acompanhamento do desenvolvimento de gestantes e de crianças de até 7 anos, principalmente das famílias beneficiárias do Bolsa Família, programa do governo Federal que atende 25 mil famílias no Município.

De acordo com a coordenadora Nutricional da Atenção Básica da Sesau, Gabriela Mendes, a partir do trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários nas visitas domiciliares é possível identificar os moradores que precisam ser encaminhados para atendimento nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) e USFs (Unidade de Saúde da Família) e inseridos no Programa de Complementação Alimentar.

Iniciado em 2008, o programa conta também com oito nutricionistas e um gastro pediatra, contemplados recentemente com equipamentos que auxiliam no atendimento e no acompanhamento médico, como adipômetros (aparelho usado para medir dobras cutâneas), estadiômetros (aparelho que foi projetado com a finalidade de aferir a estatura) e notebooks, este último entregue aos nutricionistas.

 

Foto: Carol Garcia

Pesagem do Programa de Complementação Alimentar -

Mais Notícias

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Curso prepara ambulantes e baianas de acarajé para o verão

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Social tomam posse

Membros do Conselho Gestor do Fundo de Habitação de Interesse Socia...

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de outubro de 2021

Boletim Epidemiológico de Camaçari – 27 de outubro de 2021

Pressione enter para começar a busca ou Esc para fechar a janela.