As escolas Comunitárias do Parque Florestal, Creche Emanuel e Creche Comunitária Nossa Senhora do Amparo, localizadas nos bairros Parque Florestal, Ponto Certo e Gravatá, respectivamente, receberam na tarde desta terça-feira (22/07) 57 pacotes de sopa do Banco de Alimentos.
A iniciativa beneficia 245 crianças e faz parte da parceria entre a Prefeitura, através da Sedes (Secretaria do Desenvolvimento Social), e as Voluntárias Sociais da Bahia, por meio do programa estadual Nossa Sopa.
Para a presidente da Escola Creche Comunitária Nossa Senhora do Amparo, Luciana Falcão, os alimentos são sempre bem-vindos. “As crianças gostam muito da sopa. O recomendado são duas conchas para cada, mas muitas delas querem mais”, afirmou a dirigente da entidade, ao contar que o alimento é dado como lanche da tarde. Os 30 pacotes de sopa beneficiam 150 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, que ficam na unidade em tempo integral.
A Escola Comunitária do Parque Florestal recebeu 15 pacotes de sopa que irão beneficiar 45 crianças com idade entre dois e oito anos. A Escola Creche Emanuel foi contemplada com 12 pacotes, destinados a 50 crianças, com idade entre seis meses e seis anos.
O programa Nossa Sopa oferece alimentos nutritivos e de qualidade para a população mais carente, no intuito de combater a desnutrição infantil. A distribuição do alimento será quinzenal.
PAA
Além dos pacotes de sopa, as três creches também foram beneficiadas com a doação de alimentos, por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Os produtos são oriundos das fazendas e sítios de Tiririca, Lagoa Seca, Cancelas, Ranho Alegre e Baratas.
A Escola Creche Comunitária Nossa Senhora do Amparo recebeu 44 quilos de milho, 22 de abóbora, 10 de batata doce e quatro de coentro. A doação para a Escola Comunitária do Parque Florestal foi de cinco quilos de coentro, 45 de milho, 20 de abóbora e 12 de batata doce. A Escola Creche Emanuel ganhou dois quilos de coentro, 46 de milho, 20 de abóbora e 12 de batata doce.
No Município, o Programa de Aquisição de Alimentos é executado pela Prefeitura, por meio da Sedap (Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca). A entrega foi realizada pelo Banco de Alimentos.
O PAA é uma ação do governo federal, executada com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).